28 de março de 2024
  • :
  • :

SECA: estudantes de Planaltino fazem abraço coletivo em barragem

SECA: estudantes de Planaltino fazem abraço coletivo em barragem

Uma ação de conscientização da população de Planaltino, localizada no Centro-Sul do estado, está sendo realizada pelos estudantes das escolas públicas para salvar a barragem Nova Esperança, uma das represas mais importantes do município, usada para captação de água no abastecimento da cidade. Alunos e professores visitaram a barragem nesta sexta-feira (27) e de mãos dadas fizeram o gesto de esperança por chuvas, visualizando a imagem do manancial seco. O movimento SOS NOVA ESPERANÇA chamou atenção na cidade.

O movimento alertou a sociedade para cuidar da Barragem e se adequassem a realidade. Os alunos fizeram a limpeza do local e o abraço coletivo foi uma demonstração de que todos unidos podem preservar a represa. Durante o abraço coletivo foi feita uma oração pedindo chuvas.

A seca castiga drasticamente o município de Planaltino. As principais represas de água secaram. Em algumas fazendas não há água nem para os animais. O carro pipa doado ao município pelo governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento -PAC- corre a população rural, garantido água de consumo diário. Em todo o estado, mais de 170 municípios já decretaram situação de emergência.

O atual prefeito de Planaltino, Zeca Braga (PSD), disse que a prefeitura tem procurado manter a regularidade no abastecimento para uso humano através do carro pipa, mas que a situação dos animais também é preocupante com o esvaziamento de barragens na zona rural.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *