29 de março de 2024
  • :
  • :

Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, completa 68 anos de funcionamento

Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, completa 68 anos de funcionamento

Construído para centralizar os serviços da Justiça no estado, como sede do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, o Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, completou, neste domingo (5), 68 anos de inaugurado.

A inauguração do prédio ocorreu a 5 de novembro de 1949, pelo então governador do estado, Otávio Mangabeira, com um discurso que ressaltava a data, quando também se comemorava o centenário de nascimento de Rui Barbosa.

O fórum abriga os restos mortais do seu patrono, trasladados do Cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro, para uma cripta, onde, da mesma forma, foram depositados os ossos da sua esposa Maria Augusta. Lá está escrito: “Estremeceu a pátria, viveu no trabalho e não perdeu o ideal”.

A construção do prédio foi iniciada em 1934, com o desembargador Pedro Ribeiro de Araújo Bittencourt na presidência do Tribunal ‒ à época chamado de Corte de Apelação ‒, mas interrompida após a instauração do Estado Novo. Foram recomeçadas em 1947, com vistas ao centenário de nascimento daquele que é considerado o maior jurista do país.

Em março de 2000, o Fórum Ruy Barbosa deixou de ser sede do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e passou a sediar a Comarca de Salvador, abrigando as unidades judiciárias da 1ª instância.

Desde 27 de março de 2000, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia está instalado em um prédio moderno, construído pelo próprio Tribunal de Justiça. Todos os serviços do 2º Grau estão sediados nesse novo prédio, situado no número 560 da 5ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia, onde também funcionam os Poderes Executivo e Legislativo.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *