28 de março de 2024
  • :
  • :

Aleluia convoca bancada para defesa da mineração baiana

Aleluia convoca bancada para defesa da mineração baiana

“A bancada baiana na Câmara precisa se mobilizar pela defesa do setor de minérios em nosso estado”, convoca o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA). De acordo com o parlamentar, a Bahia precisa estar unida para impedir que sejam aprovadas as medidas provisórias que elevam a carga tributária da produção mineral no País, principalmente os royalties (MP 789).

Segundo Aleluia, essas MPs, que vão à votação na próxima semana, favorecem apenas os estados de Minas Gerais e Pará, onde a produção de minérios já está consolidada.

“Se aprovadas, essas medidas provisórias podem inviabilizar importantes projetos em fase de implantação em nosso estado, como é o caso da Bamin, que perderá competitividade e terá dificuldades em atrair investidores para a conclusão da Fiol e a construção do Porto Sul”, explica o parlamentar.

Aleluia já alertou o presidente Rodrigo Maia sobre a necessidade de se pensar o pensar o país como um todo. “Não tem cabimento aprovar medidas que favoreçam apenas Minas Gerais e o Pará. A Bahia precisa se unir contra isso”, critica, observando que o aumento dos impostos pode comprometer os investimentos previstos para a Bamin, que são da ordem 2,5 bilhões de dólares.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *