28 de março de 2024
  • :
  • :

Pescadoras do Sertão do São Francisco têm atendimento médico gratuito

Pescadoras do Sertão do São Francisco têm atendimento médico gratuito

Uma equipe multidisciplinar da área de saúde estará desta terça a sexta-feira (14 a 17) realizando oficinas para orientar, diagnosticar e tratar as pescadoras do Sertão do São Francisco. A ação faz parte do Programa de Saúde Ocupacional para os Trabalhadores de Pesca, promovido pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), em parceria com a Federação das Associações, Sindicatos e Colônias dos Pescadores e Aquicultores do Estado da Bahia (Fapesca).

A primeira cidade a receber a equipe será Sobradinho, quinta-feira (16), na Colônia de Pescadores Z- 26 (Avenida José Balbino de souza, Centro). O encerramento da programação acontece na sexta (17), em Curaçá, com atendimento no Parque de Exposições Durval de Aquino. As consultas e palestras nas três cidades acontecem das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Voltado ao cuidado com as mulheres, público mais vulnerável aos problemas de saúde ocupacionais relacionados a esse segmento econômico, o programa conta com oficinas de saúde, consultas clínicas e nutricionais, além de palestras educativas. A ação beneficia 360 pessoas. “Serão disponibilizados três técnicos de enfermagem, uma enfermeira, três médicos, dois fisioterapeutas e um nutricionista para, juntos, levar informações de saúde ocupacional às pescadoras”, afirma a coordenadora de Promoção Social da Bahia Pesca, Eliana Carla Ramos.

As profissionais serão orientadas sobre os principais problemas que as atingem e passarão por exames clínicos. Caso sejam identificados problemas de saúde mais complexos, fará o encaminhamento para a realização de exames no sistema público de saúde.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *