23 de abril de 2024
  • :
  • :

Prefeitura e Unicef realizam Semana do Bebê em Salvador

Prefeitura e Unicef realizam Semana do Bebê em Salvador

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) realiza, entre os dias 17 e 24 de novembro, a Semana do Bebê de Salvador 2017. Promovido em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o evento visa mobilizar diversos setores da sociedade sobre a necessidade de proteger e cuidar da primeira infância. Durante os sete dias de programação voltada para famílias, profissionais, estudantes e demais interessados, serão abordados temas que abrangem as fases entre a gestação e o sexto ano da criança.

A programação do evento inclui cursos, oficinas, contação de estórias, cinema, exposição, seminários, apresentações e atividades de saúde. No dia da abertura (17), 40 professores e auxiliares de desenvolvimento infantil de creches e pré-escolas de Salvador passarão por uma curso prático sobre acompanhamento escolar de crianças com deficiências múltiplas. Na quinta-feira (23), familiares de bebês com a Síndrome Congênita do Vírus Zika poderão se vacinar contra a gripe, realizar teste rápido de Glicemia, medir a pressão arterial e Índice de Massa Corporal (IMC), ter atendimento com psicólogo e passar por sessão de massagem e maquiagem.

Um dos pontos altos da programação será a audiência pública sobre a importância da primeira infância, que ocorrerá na Câmara Municipal, no dia 21, das 8 às 12 horas. O encerramento da Semana do Bebê ocorrerá com uma oficina sobre promoção da saúde das crianças para os agentes do Primeiro Passo. Participam do evento a Câmara Municipal de Salvador (por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, as secretarias municipais de Educação, de Saúde e de Promoção Social e Combate à Pobreza, além de outras instituições voltadas para Educação, Saúde e Pesquisa.

Histórico – A Semana do Bebê começou a ser desenvolvida em 2000 pelo psiquiatra infantil Salvador Celia. A partir de 2010, a experiência foi sistematizada e adotada pela Unicef. O período ao qual a Semana do Bebê se dedica à Primeira Infância, que compreende desde o nascimento até os seis anos de idade. A afetividade, a socialização, a construção da sabedoria e o aprendizado de valores éticos e morais começam nesta faixa etária. Este é o período em que se aprende a falar, andar, se conhecer e a conhecer e respeitar os outros. É também um momento em que a base para a vida adulta começa a se formar por meio das interações na família, na comunidade, na creche ou pré-escola e das experiências sociais.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *