19 de abril de 2024
  • :
  • :

Governo do Estado lançará edital para revitalizar Rio Utinga

Governo do Estado lançará edital para revitalizar Rio Utinga

Em 30 dias será publicado, no Diário Oficial do Estado, um edital para o Projeto de Revitalização do Rio Utinga, com investimento de R$ 1,4 milhões. O anúncio foi feito pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Geraldo Reis, durante Assembleia do Consórcio Chapada Forte, que foi realizado no final de semana, no município de Lençóis, na Chapada Diamantina, para ampliar o debate e avançar nas questões acerca dos recursos hídricos na região.

Para ampliar o debate e avançar nas questões acerca dos recursos hídricos na região da Chapada Diamantina, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) foram convidados para participar da Assembleia do Consórcio Chapada Forte, que foi realizado no sábado (25), no município de Lençóis. Na ocasião, o secretário Geraldo Reis anunciou que em 30 dias será publicado no Diário Oficial um edital para o Projeto de Revitalização do Rio Utinga, com investimento de R$ 1,4 milhões.

Reis reafirmou o compromisso do Governo do Estado em relação a medidas socioambientais favoráveis ao Rio Utinga. “A Sema e o Inema [Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos] estão dialogando com os prefeitos que compõem o Consórcio Chapada Forte, para que junto com as prefeituras e sociedade civil possa estruturar medidas para enfrentar a crise hídrica na região da Chapada Diamantina”.

Para o presidente do Consórcio Chapada Forte, João Lúcio, que também é prefeito de Andaraí, a presença do secretário reforça a preocupação que as duas instituições têm em relação a problemática sobre o Rio Utinga. “Temos que formar parcerias e pensar juntos soluções de modo a levar políticas públicas que venham enfrentar questões ambientais e hídricas que assolam os municípios da Chapada Diamantina”.

De acordo com o coordenador de fiscalização do Inema, Miguel Calmon, o órgão tem atuado na Bacia do Rio Utinga, principalmente no leito principal, atendendo o plano de ação que foi pactuado entre o governo e as prefeituras no início deste ano. “Algumas ações de fiscalização são para o fechamento dos canais de derivação. Além dessas, iniciamos com a comunidade a parte de limpeza do leito principal do rio, para dar mais fluxo a calha principal, e também ações de desassoreamento, com doações de equipamentos feitas pela Sema e o Inema”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *