28 de março de 2024
  • :
  • :

Câmara de Salvador celebra 10 anos do Coral da Polícia Militar

Câmara de Salvador celebra 10 anos do Coral da Polícia Militar

“Prestigiar um coral que sempre prestigia nossa Casa, dando o brilho de sua arte e de sua música”. Desta forma o vereador Joceval Rodrigues (PPS) justificou a realização de uma sessão especial ocorrida no Plenário Cosme de Farias, na noite desta terça-feira (28), em celebração aos 10 anos do Coral Sinfônico da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). Na abertura do evento, homens e mulheres que integram o grupo musical acessaram o plenário cantando “A Conquista do Paraíso”, arrancando os primeiros aplausos da noite festiva.

Ao fazer uso da tribuna, enquanto era substituído na presidência da mesa pelo comandante-geral da PM-BA, coronel Anselmo Brandão, Joceval enalteceu o trabalho do grupo musical, destacando sua importância para a corporação e para a arte em Salvador. Ainda conforme fez questão de salientar, a homenagem ao Coral da PM foi aprovada por unanimidade na Casa.

“Todos os 43 vereadores aprovaram, porque reconhecem a contribuição do Coral, esse grande instrumento que faz cair por terra todo estereótipo do policial militar, quando eles, através da arte, conseguem sensibilizar a população soteropolitana”, discursou Joceval Rodrigues, se intitulando “amigo da PM”.

O grupo foi formado em 2007 pelo subtenente e maestro Josué da Paz, que é formado em música pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). “Esta iniciativa do vereador Joceval e da Câmara representa o reconhecimento pelo nosso trabalho. É com grande alegria que recebemos esta homenagem e a dedicamos à toda honra de Deus”, agradeceu o maestro, que regeu diversas canções ao longo da solenidade.

Patrimônio – Durante a sessão especial, o coronel Anselmo Brandão chamou a atenção para o pioneirismo da PM baiana ao inserir no cotidiano da corporação atividades artísticas (música e teatro) e de tolerância religiosa. Na oportunidade, parabenizou a iniciativa do subtenente Josué ao criar o grupo permanente e destacou o talento dos 16 componentes.

“Temos aqui hoje uma data festiva. O coral é um patrimônio, porque todos que nele estão vão passar, mas o coral vai continuar. Onde cantamos todos ficam entusiasmados. Assim como a corporação tem 193 anos, o coral começa com 10 e vai chegar a 200 anos, ele vai permanecer”, exaltou Brandão, “em nome de 32 mil PMs”.

A mesa solene contou com as presenças do ex-comandante-geral da PM-BA, coronel Alfredo Castro; coronel PM Jorge Melo; o tenente-coronel PM Gideon Fontes, do Departamento de Comunicação Social da PM-BA; a cabo do Corpo de Bombeiros Mirian Veloso; a diretora teatral Regina Lúcia Portela; o cantor Levi Lima; e dona Vera Lúcia Freitas – mãe do policial militar Paulo Sérgio Freitas, ex-integrante do coral, homenageado in memoriam. A sessão especial foi prestigiada por oficiais da PM, amigos e familiares.

Foto: Ascom/PM-BA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *