19 de abril de 2024
  • :
  • :

Prefeitura de Camaçari participa das homenagens a São Thomaz de Cantuária

Prefeitura de Camaçari participa das homenagens a São Thomaz de Cantuária

O próximo domingo (07) será o dia da comunidade católica de Camaçari render homenagens ao padroeiro do município, São Thomaz de Cantuária. Os festejos, que serão celebrados pelo bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, têm início às 5h e seguem com uma vasta programação até às 17h, e contarão com a participação de milhares de fiéis, do prefeito Elinaldo Araújo e demais autoridades municipais.

Uma alvorada de fogos, às 5h, marca o início do dia festivo. Em seguida, as homenagens seguem às 6h, com o ofício de São Tomaz de Cantuária; às 7h, com a missa paroquial; adoração ao Santíssimo com hora média, às 11h; a tradicional procissão pelas ruas da cidade sairá às 16h da comunidade Santo Antônio, no Bairro do Triângulo; e para encerrar, às 17h será celebrada a missa solene de conclusão dos festejos do padroeiro, com queima de fogos, na Praça Desembargador Montenegro.

Antecedendo o dia festivo, ocorre o Novenário, que teve início em 29 de dezembro e prossegue até 6 de janeiro. Com o tema central “O discipulado e a missão nascem do encontro com Cristo”, os devotos poderão participar das celebrações, presididas pelo bispo da diocese, às 19h, exceto na última noite, que será às 18h30. Neste dia, após a novena, ocorrerá um show católico e quermesse. Neste período, a catedral recebe a imagem peregrina de Nossa Senhora das Candeias – co-padroeira da diocese – que ficará por toda a festa.

O Dia de São Thomaz de Cantuária é feriado municipal e as comemorações em homenagem ao padroeiro de Camaçari contam com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria do Governo (Segov).

Diocese – A Diocese de Camaçari foi criada em 15 de dezembro de 2010 pelo Papa Bento XVI, desmembrada da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. O território da diocese é constituído pelos municípios de Camaçari, Candeias, Dias D´Ávila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Terra Nova. A solenidade de instalação da Diocese e posse de seu primeiro bispo, Dom João Carlos Petrini, foi realizada no dia 19 de fevereiro de 2011.

Devoção – A devoção a São Thomaz de Cantuária foi trazida pela família do Desembargador Thomaz Montenegro, que vindos da Inglaterra chegaram em terras camaçarienses para trabalhar nas obras de construção da linha férrea no início do Século 20. Eles doaram um terreno para a construção de uma capela na cidade.

Na época, a sede do município era o atual distrito de Vila de Abrantes, cujo padroeiro era São Miguel. Como sinal de gratidão, a igreja homenageou o casal dedicando a Capela a São Thomaz de Cantuária. Entre os séculos 18 e 19 a Inglaterra teve participação decisiva na revolução industrial, por isso acredita-se que São Thomaz intercedeu para que Camaçari viesse a se tornar uma cidade industrial.

Foto: Angelo Pontes/Ascom-PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *