28 de março de 2024
  • :
  • :

Ciclo de festas populares de Camaçari tem início nesta sexta

Ciclo de festas populares de Camaçari tem início nesta sexta

Abrindo o ciclo das tradicionais lavagens e festas populares da Costa de Camaçari, ocorre nesta sexta-feira (12) os festejos de Barra do Pojuca, em homenagem ao padroeiro da localidade, São Francisco de Assis. Realizada há mais de 100 anos, as comemorações, que seguem até segunda-feira (15/1), contarão com as presenças do prefeito Elinaldo Araújo, autoridades municipais, além da comunidade local, turistas e visitantes.

As manifestações de fé e religiosidade serão abertas com o tradicional cortejo das baianas. A concentração está marcada para as 10h, no posto de combustível localizado na entrada da localidade. A procissão será acompanhada por grupos culturais e um mini trio institucional, com destino à igreja católica que leva o nome do santo, também conhecida como Igreja Matriz, situada na praça principal. Com percurso de aproximadamente dois quilômetros, a previsão de chegada é 14h.

Dando prosseguimento aos festejos, no sábado (13/1) ocorrerá a parte profana do evento. Uma seresta, em frente ao mercado municipal da localidade, animará os participantes. A festa acontece a partir das 22h e só deve acabar na madrugada do domingo (14/1).

À programação religiosa do evento continua a partir das 10h de domingo, quando será realizada uma missa e procissão. Na segunda-feira (15/1) acontece uma procissão marítima, promovida por pescadores da localidade, com saída às 6h da Igreja Matriz em direção à Praia da Espera, em Itacimirim. De lá, sairão os barcos que levarão ao mar as oferendas dos devotos. O retorno está previsto para as 16h.

O ciclo das tradicionais lavagens e festas populares da Costa de Camaçari tem apoio da prefeitura, por meio de diversas secretarias e órgão institucionais.

Foto: Angelo Pontes/Ascom PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *