29 de março de 2024
  • :
  • :

Prefeitura de Alagoinhas apoia primeira Caminhada do Proerd

Prefeitura de Alagoinhas apoia primeira Caminhada do Proerd

Quem passou pelo centro de Alagoinhas na manhã desta terça-feira (16) pôde acompanhar a Caminhada do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), realizada pela primeira vez no município.

A iniciativa é do 4º Batalhão da Polícia Militar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e, segundo organizadores, o objetivo principal era conscientizar a população, estimulando hábitos saudáveis entre crianças e adolescentes e alertando sobre o risco das drogas.

“Na realidade, é uma forma de gerenciar mecanismos de proteção para eles. É muito fácil você dizer para o seu filho ‘droga faz mal’, mas poucas pessoas entram em detalhes. O Programa propicia que instrutores formados utilizem uma linguagem própria na hora da comunicação com essas crianças e adolescentes”, explicou o Tenente Coronel Jarbas.

O PROERD foi criado no Departamento de Polícia de Los Angeles, em 1983, e só chegou ao Brasil em 1992, através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Na grade, estão previstas aulas ministradas por policiais militares treinados e fardados, que se voluntariam a participar e desenvolver atividades junto às escolas.

Em Alagoinhas, as atividades são realizadas para alunos do 5º ano de 13 escolas municipais e, apesar do amplo funcionamento no âmbito municipal, essa é a primeira vez que a caminhada é realizada na cidade. “Após 10 anos do PROERD em Alagoinhas, a 1ª Caminhada aconteceu na gestão de Joaquim Neto, com o apoio integral e indiscutível que o prefeito tem dado à Educação”, ressaltou o Secretário Fabrício Faro.

A Caminhada terminou na Praça Rui Barbosa e reuniu cerca de 600 estudantes. Segundo o Tenente Coronel Jarbas, a ação desenrola reflexos positivos para todos os envolvidos. “É um conjunto de coisas favoráveis. O policial fardado e equipado que atua como instrutor na escola ajuda a quebrar o paradigma de que o policial está ali apenas para reprimir e ajuda a mostrar a outra face da polícia. Ao mesmo tempo, a linguagem adotada pelos instrutores capacitados e o diálogo direto com os alunos se transformam em agentes multiplicadores, porque tudo o que esses estudantes aprendem, eles reproduzem, seja para a família, seja para os amigos”, pontuou.

Para representantes da Secretaria de Educação, essa relação tem se desdobrado de maneira positiva. “Abraçamos o projeto nessa gestão”, destacaram os envolvidos. Os policiais enfatizaram que o tripé pedagógico do programa é estruturado no trinômio “família/escola/polícia”, e a SEDUC informou que a turma do segundo semestre de 2017, que participou do Programa e da Caminhada, se forma nesta quinta-feira (18). A Secretaria também divulgou que, a partir de março, as atividades do PROERD serão retomadas, com início previsto junto ao calendário escolar.

Foto: Divulgação/Secom-PMA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *