20 de abril de 2024
  • :
  • :

Hemoba intensifica captação de doadores de sangue para Carnaval

Hemoba intensifica captação de doadores de sangue para Carnaval

O número de pessoas recebendo transfusão de sangue é maior durante o Carnaval, especialmente em regiões como a Bahia, que atraem turistas do mundo inteiro. Na contramão da necessidade, durante a folia, historicamente, o número de doações tem uma queda de 30%. Para atender a demanda, somente na sede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em Salvador, é preciso que haja cerca de 250 doações diárias, mas as bolsas coletadas não chegam a 150. Com o objetivo de reverter ou amenizar esse quadro, a Hemoba realiza a campanha ‘Pro Carnaval ser só alegria, só com muita solidariedade’.

Para doar sangue, é necessário estar em boa condição de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos – os menores de 18 devem estar acompanhados dos pais ou um responsável legal. Também é preciso estar bem alimento, tendo ingerido, de preferência, alimentos sem gordura. O doador ainda deve apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

A auxiliar financeira Patrícia Soares está dentro do perfil das pessoas que podem ser doadoras . “Eu faço doação há mais de dez anos. Nunca precisei, mas conheço muita gente que já precisou. Sei que hoje em dia os bancos estão bem baixos e a gente procura, inclusive, outras pessoas para virem doar também. Doar sangue é doar vida”.

Onde doar – A rede da Hemoba é comporta por 21 unidades no interior do estado e oito em Salvador. Matos destaca que a doação não oferece risco de transmissão de doenças ou dor e que todo o material utilizado no procedimento é descartável. Segundo ele, uma única bolsa pode salvar até quatro vidas, “já que o sangue é dividido em quatro hemocomponentes”.

Em Salvador, os candidatos podem procurar as seguintes unidades:
• Hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do HGE – de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30;
• Hospital do Subúrbio – de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30;
• Hospital Santo Antônio – Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) – de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h;
• SAC Cajazeiras – de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h;
• Hemóveis – Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, das 8h às 17h.

No interior do estado:
• Eunápolis; Alagoinhas; Hospital do Oeste – Barreiras; Brumado; Camaçari; Feira de Santana; Guanambi; Irecê; Itaberaba; Itapetinga; Jacobina; Jequié; Juazeiro; Paulo Afonso; Ribeira do Pombal; Santo Antonio de Jesus; Seabra; Senhor do Bonfim; Teixeira de Freitas; Vitória da Conquista e Valença.

Foto: Elói Corrêa/GOVBA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *