23 de abril de 2024
  • :
  • :

Leo Prates apresenta metas e plano de modernização da Câmara de Salvador

Leo Prates apresenta metas e plano de modernização da Câmara de Salvador

Foi com novas metas e planos de modernização da Câmara Municipal de Salvador (CMS) que o presidente da Casa, vereador Leo Prates (DEM), dirigiu na manhã desta sexta-feira (2), no Plenário Cosme de Farias, a sessão solene de instalação do 3º Período Legislativo da 18ª Legislatura. Na solenidade, o prefeito de Salvador, ACM Neto, fez a leitura da Mensagem do Executivo onde destacou que o sucesso dessa gestão “se deve à escolha de trabalharmos juntos, Prefeitura e Câmara, ouvindo as ruas e acreditando no desejo da população”.

“A cooperação foi o espírito que imbuímos nesse último ano e conseguimos bater recordes importantes como o de aprovação de projetos. Se tive algum mérito foi o de compartilhar a gestão com meus colegas, a quem agradeço a parceria”, pontuou o presidente Leo Prates.

Em seu discurso, Prates apresentou os planos para o último período da Mesa Diretora que preside. Uma das principais metas é a revisão da Lei Orgânica do Município (LOM) com início da tramitação previsto para março. “A revisão da LOM é um presente que podemos dar para a cidade. A lei atual está defasada e apresenta algumas inconstitucionalidades”, pontuou o presidente.

Do ponto de vista administrativo, a maior expectativa da gestão é colocar a Rádio Câmara no ar. Leo Prates também anunciou a instalação do voto eletrônico e novo painel do Plenário, encerrando na Casa as votações por meio do “senta, levanta”.

“Implantaremos no final de fevereiro um sistema legislativo digital que vai permitir que todos os documentos da Casa sejam impressos já com a certificação digital. Isso vai ampliar ainda mais a transparência da Casa e facilitar o acompanhamento pela população e imprensa”, ressaltou Prates.

Modernização – Leo Prates destacou que quer por meio da tecnologia ampliar a participação da população nas sessões especiais e audiências públicas. “Modernidade para mim é a pessoa da sua casa ou do seu trabalho poder interagir com os vereadores em tempo real. Vamos fortalecer isso por meio das TV Câmara e redes sociais e trabalharemos sempre para aproximar a CMS do povo e da cidade”, disse o presidente.

A Câmara Municipal terá também mudanças estruturais. Todos os gabinetes dos vereadores vão funcionar no prédio anexo do Bahia Center. O térreo do Salvador Center vai abrigar o novo auditório.

A sessão solene contou com a presença de secretários municipais, políticos e populares. A mesa de trabalho, dirigida por Leo Prates, foi composta pelo prefeito ACM Neto, pelo vice-prefeito Bruno Reis, pelo 1º secretário da Mesa Diretora, vereador Toinho Carolino (Pode), e pelo 2ª secretário, Joceval Rodrigues (PPS).

Também fizeram parte da mesa a juíza do Tribunal Regional Eleitoral, Patrícia Kertzman, representando o presidente Edivaldo Rotondano, pelo chefe de gabinete da presidência do Tribunal de Contas do Município, José Francisco de Carvalho Neto, representando o presidente Francisco de Souza Netto, o capitão de corveta Leonardo Brito, representando o comandante do 2º Distrito Naval, Almir Garnier, e o capitão Diniz, representando o comandante da Ala 14, coronel José Henrique Kaipper.

Foto: Valdemiro Lopes/CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *