19 de abril de 2024
  • :
  • :

Voluntárias Sociais levam serviços de saúde a cinco bairros de Salvador

Voluntárias Sociais levam serviços de saúde a cinco bairros de Salvador

Até a próxima segunda-feira (26), moradoras de cinco bairros de Salvador poderão fazer exames preventivos e procedimentos para colocar o dispositivo intrauterino (DIU) ou realizar a laqueadura de trompas. A ação faz parte do projeto Feira Março Mulher, promovida pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) pelo segundo ano, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Hospital da Mulher.

Nesta quinta-feira (22), o atendimento ocorreu no bairro de Amaralina. “Muito se fala que é fácil fazer os exames preventivos, mamografias ou qualquer outro procedimento, mas não é. Um serviço como este aqui no bairro facilita para muitas mulheres, que, na maioria das vezes, não têm nem o dinheiro do transporte para ir a um posto de saúde”, destacou a dona de casa Lilia Tavares Pereira.

No total, a ação vai promover 1,6 mil procedimentos gratuitos, com expectativa média de 350 atendimentos por dia. “Basta ver a quantidade de mulheres que estão aqui neste local para entender o quanto é difícil realmente conseguir fazer os exames”, acrescentou a dona de casa.

Nesta sexta (23), serão atendidas as moradoras da Liberdade, seguidas por São Caetano (sábado), Cajazeiras (domingo) e Periperi (segunda-feira). “Nós vamos aos bairros para encontrar as mulheres que necessitam dos procedimentos e encaminhá-las para que sejam feitas as inserções de DIU ou laqueadura durante a Feira Março Mulher, que vai acontecer entre os dias 10 e 13 de março, no Largo de Roma”, explicou a diretora das VSBA, Linda Cristina Carvalho.

A diretora informou ainda que o exame preventivo foi o mais procurado na edição anterior da Feira Março Mulher. Com a antecipação do atendimento, é possível identificar algum tipo de problema durante o exame e iniciar o tratamento. Para participar da ação, é necessário que a mulher compareça ao local indicado com documento oficial com foto, cartão do SUS e comprovante de residência. Os atendimentos acontecem das 8h às 17h.

Confira a programação:
Sexta-feira (23): bairro da Liberdade, no Largo da Lapinha
Sábado (24): bairro de São Caetano, na Praça Vicência Francisca
Domingo (25): Cajazeiras, no campo da Pronaica
Segunda-feira (26): Periperi (Subúrbio Ferroviário), na Praça da Revolução

Foto: Carol Garcia/GOVBA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *