29 de março de 2024
  • :
  • :

Ex-procurador-geral do MP-BA, Wanderlino Nogueira Neto morre aos 72 anos

Ex-procurador-geral do MP-BA, Wanderlino Nogueira Neto morre aos 72 anos

Morreu aos 72 anos, em Salvador, o procurador de Justiça aposentado Wanderlino Nogueira Neto, conhecido internacionalmente como defensor dos direitos de crianças e adolescentes.

Wanderlino chefiou o Ministério Público do Estado da Bahia de 1987 a 1989, e foi o primeiro promotor de Justiça a ocupar o cargo de procurador-geral de Justiça.

O corpo dele foi velado na sede do Ministério Público da Bahia, na Avenida Joana Angélica, bairro de Nazaré, na capital baiana, e o sepultamento ocorre às 10h desta terça-feira (27), no Cemitério Campo Santo.

Além de procurador-geral de Justiça da Bahia, Wanderlino Nogueira foi presidente da Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb), secretário-geral do Ministério Público, diretor-geral do Tribunal de Justiça da Bahia e professor de Direito Internacional Público da Universidade Federal da Bahia.

Ele se tornou referência na luta pelos direitos de crianças e adolescentes, desempenhando papéis importantes fora do Ministério Público, como consultor especial para os escritórios do representante do Unicef no Brasil, Cabo Verde, Angola e Paraguai; consultor da Unesco no Brasil; membro do Comitê dos Direitos da Criança do Alto Comissariado para Direitos Humanos da ONU; pesquisador do Instituto Nacional de Direitos Humanos da Infância e da Adolescência (INDHIA); coordenador de Projetos de Formação da Associação Brasileira dos Magistrados e Promotores da Infância e Juventude (ABMP); e presidente do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan.

Em 2011, recebeu da presidente Dilma Rousseff o maior reconhecimento do governo brasileiro sobre direitos humanos: o Prêmio Direitos Humanos, na categoria Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Tem livros publicados na área dos Direitos Humanos e promovia palestras em eventos nacionais e internacionais.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *