29 de março de 2024
  • :
  • :

Maetinga e Presidente Jânio Quadros recebem rastreamento do câncer de mama

Maetinga e Presidente Jânio Quadros recebem rastreamento do câncer de mama

Mulheres de 50 a 69 anos, residentes em Maetinga e Presidente Jânio Quadros, região de Vitória da Conquista, terão oportunidade de realizar mamografia neste mês de março, durante a ação do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Em Maetinga, a unidade móvel estará estacionada na Avenida Plínio Alves Costa, nas proximidades da Igreja Batista (Centro), no período de 5 a 7. Já em Presidente Jânio Quadros, o atendimento será de 9 a 15, estando a unidade móvel estacionada na Praça Alípio Ferreira, proximidades da Igreja Católica (Centro).

A meta da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) é atender a 1.330 mulheres na faixa de 50 a 69 anos, residentes nos dois municípios. De acordo com a diretora de Projetos Estratégicos (Dipro) e, coordenadora do Saúde sem Fronteiras, Jucélia Nascimento, a mamografia é o exame que detecta precocemente o câncer de mama e, para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço.

O atendimento é feito em unidades móveis, totalmente equipadas para dar todo o conforto necessário para as mulheres. O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *