18 de abril de 2024
  • :
  • :

Contenção de encostas beneficia 4,7 mil moradores em Salvador

Contenção de encostas beneficia 4,7 mil moradores em Salvador

O mês de março, em Salvador, representa o início do período de chuvas, e, para quem vive na encosta, na Rua 22 de Março, no bairro de Boa Vista de São Caetano, costumava ser um período de medo do risco de deslizamento de terra. A realidade mudou.

Na manhã deste domingo (4), o governador Rui Costa entregou uma obra de contenção para garantir que mais de 4,7 mil moradores da localidade tenham noites mais tranquilas de sono. A intervenção contou com investimento de R$ 1,1 milhão.

“Estamos entregando uma obra importante, para salvar vidas humanas, e autorizando a urbanização e a macrodrenagem de uma área que não tinha implantação de encosta. Além disso, a construção, em outra área [localidade denominada de Poeirão], de um espaço de lazer para toda a comunidade”, afirmou Rui, enfatizando que está “trabalhando, inclusive, aos domingos”.

A obra possui uma extensão de 175 metros de solo grampeado, com uma área total de 1.742 metros quadrados. O projeto contempla, ainda, a implementação de dispositivos de drenagem pluvial, o que impede que as águas de chuvas se infiltrem na encosta, evitando novos deslizamentos. Outras melhorias foram executadas, como instalação de escadaria em concreto, com corrimão metálico, além de mureta guarda-corpo e caminho em concreto.

Acompanharam o governador durante a entrega os secretários estaduais de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira, e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins.

Esta é a 33ª encosta entregue pelo Governo do Estado, por meio do Programa de Prevenção de Desastres Naturais, executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

No total, o programa estadual contempla 108 obras de contenção de encostas de risco alto ou muito alto, sendo 104 encostas distribuídas em 47 bairros de Salvador e outras quatro em Candeias, município da região metropolitana, beneficiando aproximadamente 30 mil famílias, com um investimento total da ordem de R$ 216 milhões.

Foto: Paula Fróes/GOVBA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *