28 de março de 2024
  • :
  • :

Hilton Coelho critica militarização da rede estadual de ensino na Bahia

Hilton Coelho critica militarização da rede estadual de ensino na Bahia

O vereador Hilton Coelho (PSOL) criticou o anuncio feito na última sexta-feira (16) de que o Estado deve assinar até o final do mês termo de acordo para implantação da “metodologia e filosofia” dos colégios militares em municípios baianos. O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão, será o coordenador do projeto em parceria com a União dos Municípios da Bahia.

“Na semana em que todos vivemos sob a presença de um ato bárbaro, um crime de execução contra a vereadora Marielle Franco, do PSOL, uma das principais adversárias da intervenção federal e da militarização das comunidades do Rio, o governador Rui Costa anuncia a militarização de várias escolas públicas da Bahia. Repudiamos esta iniciativa e lutaremos contra sua implantação”, afirmou Hilton Coelho.
Para o vereador, a educação deve se basear na democracia, na convivência e debate de ideias.

“Se o governador Rui Costa quer mesmo melhorar a educação, deveria ampliar o orçamento para o setor, respeitar a categoria, valorizar os educadores e destinar às escolas o mesmo valor disponibilizado para os colégios militares. A educação desses colégios, baseada na obediência e subserviência aos superiores hierárquicos, serve aos militares. A nossa juventude precisa de uma educação de qualidade, libertadora e crítica”, completou o parlamentar.

Para Hilton, as escolas estaduais precisam ter uma boa infraestrutura, com ginásio de esportes, piscinas, funcionários, coordenadores pedagógicos e corpo docente por meio de concurso público.

“Basta de exploração, terceirização e precarização na contratação através de Reda. É preciso garantir reajustes salariais para a categoria e não militarizar as escolas. O que nos chama atenção é que o governo do PT da Bahia aplica a mesma agenda de governos do PSDB, a exemplo do Paraná e Goiás, que precarizam as escolas e depois a militarizam. Essa ação merece o repúdio da população da Bahia”, concluiu Hilton Coelho.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *