28 de março de 2024
  • :
  • :

Policial que trocou de lugar com refém morre na França

Policial que trocou de lugar com refém morre na França

Um policial francês que virou refém dentro de um supermercado tomado por um extremista islâmico na sexta-feira (23) morreu, afirmaram autoridades. O presidente francês Emmanuel Macron destacou que o tenente-coronel Arnaud Beltrame, de 45 anos, “caiu como um herói” e mostrou “coragem excepcional”. O policial havia se oferecido para trocar de lugar com uma mulher que era feita de refém, e ajudou a dar um fim ao sequestro capitaneado por homem armado que matou quatro pessoas, no sul da França.

Dezesseis pessoas ficaram feridas, duas gravemente, naquilo que Macron chamou de ato de “terrorismo islâmico”. O atirador, Redouane Lakdim, de 25 anos, foi morto a tiros quando a polícia entrou no supermercado. Nesse momento, o tenente-coronel acabou gravemente ferido. Mais tarde, morreu no hospital.

Ao anunciar a morte do policial no Twitter, o ministro do Interior, Gérard Collomb, destacou sua bravura: “Ele morreu ppelo seu país. A França nunca esquecerá seu heroísmo, sua bravura, seu sacrifício”.

Desde então, a polícia prendeu dois suspeitos de terem ligação com o ataque. Primeiro, foi detida uma mulher, ainda na noite de sexta-feira, de acordo com um promotor francês. O último suspeito foi preso durante a madrugada. Segundo uma fonte da Reuters, ele é um menor de idade, tendo nascido depois dos anos 2000, e era amigo de Lakdim.

Segundo autoridades, o atirador havia exigido a libertação de Salah Abdeslam, o principal suspeito que sobreviveu aos atentados de 13 de novembro de 2015 em Paris, no qual 130 pessoas morreram.

Terror – A violência começou na manhã de sexta-feira em Carcassonne, onde Lakdim sequestrou um carro. Ele matou um passageiro — cujo corpo foi encontrado mais tarde escondido em um arbusto — e feriu o motorista. Em seguida, ele atirou em um grupo de policiais que estavam correndo, ferindo um deles.

Acredita-se que Lakdim tenha percorrido uma pequena distância até a pequena cidade de Trèbes, onde invadiu o supermercado Super-U, gritando: “Eu sou um soldado do Daesh [Estado Islâmico]!”

Ele matou duas pessoas — um cliente e um funcionário da loja — antes de tomar outros como reféns.

Policiais conseguiram tirar algumas pessoas do supermercado, mas o atirador havia segurado uma mulher como escudo humano. Foi nesse ponto que o tenente-coronel Beltrame se ofereceu para se trocar por ela. Ao fazer isso, ele deixou seu celular em uma mesa com uma linha aberta para que a polícia do lado de fora pudesse monitorar a situação.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *