19 de abril de 2024
  • :
  • :

Pesca Sub Lixo Zero retira meia tonelada de lixo do mar de Salvador

Pesca Sub Lixo Zero retira meia tonelada de lixo do mar de Salvador

Com apoio da vereadora Lorena Brandão (PSC), a Associação Brasileira de Pesca Submarina realizou, no domingo (25), mais uma edição do projeto Pesca Sub Lixo Zero, voltado para a limpeza do fundo do mar das praias a capital baiana. A ação deste final de semana aconteceu no 2º Distrito Naval, no bairro do Comércio, e reuniu mais de 30 pescadores submarinos voluntários que recolheram quase meia tonelada de lixo, entre garrafas, pneus, latas e até um colchão.

De acordo com o presidente da associação, Fernando Suber, a falta de “sensibilidade da sociedade” é um dos problemas que prejudicam preservação das praias soteropolitanas. “É muito lixo no fundo do mar e isso causa a poluição, o afastamento de espécies de peixes do local e prejudica o bem-estar da população”, disse Suber.

Lorena Brandão apresentou, logo no início do ano passado um projeto de indicação para a criação do cargo de “gari do mar”. Esses profissionais seriam responsáveis pela coleta de lixo na costa. “Assim como existem os garis que fazem a coleta pela cidade estamos pedindo a criação dos garis que vão ficar responsáveis pela limpeza do mar. A cidade teria, também, um calendário de limpeza para o mar”, comenta a parlamentar.

De acordo com a vereadora com essa medida seria possível limpar completamente a faixa marítima que vai da Barra a Itapuã de cinco a sete anos. A vereadora ainda ressaltou a necessidade de conscientização da população sobre a importância de preservação da fauna e da flora marítima. “É uma causa que deve ser de todos, e acredito que este trabalho desses pescadores, que é voluntário, deve ser visto como exemplo”, defendeu.

Além da vereadora, a Companhia de Polícia Ambiental (COPPA), a Marinha do Brasil e a Polícia Militar também apoiaram a realização.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *