25 de abril de 2024
  • :
  • :

Após 48 anos, Cuba deixará de ser governada pela Família Castro

Após 48 anos, Cuba deixará de ser governada pela Família Castro

Todos os cubanos estão atentos à transição que está em curso em Cuba. Nesta semana, pela primeira vez em seis décadas, um nome de fora da família Castro deverá assumir a presidência do país.

Na próxima quinta-feira (19), depois de 48 anos de controle por parte de Fidel Castro (falecido em 2016), seu irmão Raúl, que iniciou uma tímida abertura econômica, deixará a presidência. Essa é uma transmissão de poder histórica que alimenta debates na ilha caribenha e fora dela, resultado de um período de oito anos de profundas mudanças no país.

Raúl Castro, 86, deixará o cargo que ocupa desde 2006 após decidir que políticos cubanos só podem ficar no governo por dois mandatos consecutivos de cinco anos. Seu irmão, Fidel, falecido em 25 de novembro de 2016, foi reeleito consecutivamente e ocupou a Presidência durante seis períodos.

O novo presidente deve ser Miguel Díaz-Cane (na foto acima), atual primeiro vice-presidente de Cuba. O político de 57 anos é engenheiro eletrônico e ficou conhecido no país após se tornar Ministro da Educação Superior em 2009.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *