20 de abril de 2024
  • :
  • :

Agricultores familiares irão fornecer alimentos para merenda escolar em Camaçari

Agricultores familiares irão fornecer alimentos para merenda escolar em Camaçari

Na manhã desta quinta-feira (19), 42 agricultores familiares de Camaçari assinaram o contrato de aquisição de nove variedades de frutas para as escolas do município, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A compra ocorreu através da chamada pública de número 0003/2017, com valor de mais de R$ 700 mil e contemplou pessoas de diversas localidades.

As frutas que serão compradas através da chamada pública são banana, da prata e da terra, mamão, melancia, laranja, goiaba, tangerina, abacaxi e manga.

A secretária da Educação (Seduc), Neurilene Martins, destacou que “a educação se fortalece quando recebe o alimento do agricultor regional, porque a alimentação respeita a cultura do estudante. Que esses 42 contratos possam se desdobrar com a qualidade social da educação de Camaçari”.

Muito festejada pelos agricultores foi a notícia dada pelo secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Antônio Falcão, de que a prefeitura apoiará na logística de entrega dos alimentos. “Temos uma zona rural muito extensa e precisamos conseguir novos horizontes para gerar emprego e renda”.

Da localidade de Sucupira, um dos contemplados foi Erivaldo Rios, 42 anos, que produz diversos alimentos, entre eles a banana. “Essa compra é muito importante e espero que venha mais benefícios para os agricultores”. Também fornecedor, Francisco Dantas, 70 anos, era só felicidade. “O pessoal lá de casa está todo me esperando para contar a novidade, vou correndo falar”.

O recuso do PNAE é federal e administrado pela Secretaria da Educação (Seduc). A ação cumpre a lei, que diz que, pelo menos, 30% da compra da alimentação escolar seja da agricultura familiar. Ano passado, a prefeitura cumpriu a meta e o objetivo é que neste ano chegue próximo dos 45%, através de uma nova chamada pública para compra de outros gêneros alimentícios, como hortifruti e bolo. Estavam presentes diversos secretários municipais.

Foto: Thiago Canuto/Ascom-PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *