28 de março de 2024
  • :
  • :

Mirante e Ipupiara recebem rastreamento do câncer de mama na próxima 2ª

Mirante e Ipupiara recebem rastreamento do câncer de mama na próxima 2ª

A partir de segunda-feira (23), as mulheres de 50 a 69 anos dos municípios de Mirante (região de Vitória da Conquista) e Ipupiara (região de Ibotirama) recebem o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que tem por objetivo descobrir precocemente casos de câncer de mama com a realização de exame de mamografia.

Em Mirante, a unidade móvel fica de 23 a 26 de abril, estacionada na Praça da Festa, em frente à Motocar. Nesse município, a Sesab tem como meta atender a 606 mulheres de 50 a 69 anos. Já em Ipupiara, o atendimento será do dia 23 a 27 e 739 mulheres devem realizar exames. A unidade móvel ficará no estacionamento da Câmara Municipal de Vereadores.

Para ser atendida, a mulher, dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (50 a 69 anos), deve comparecer ao local, a partir das 7h, levando um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. O Saúde sem Fronteiras é um programa que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *