25 de abril de 2024
  • :
  • :

Líder da Coreia do Norte anuncia fim dos testes nucleares

Líder da Coreia do Norte anuncia fim dos testes nucleares

O governo da Coreia do Sul qualificou neste sábado (21) como um “progresso significativo” para a desnuclearização da Coreia do Norte a decisão do regime de Pyongyang de suspender os seus testes atômicos e de mísseis, assim como o fechamento de seu centro de testes nucleares.

Em um comunicado enviado pelo gabinete presidencial sul-coreano, Seul considerou que “a decisão da Coreia do Norte é significativa para a desnuclearização da península coreana” e disse, além disso, que “ajudará a criar um ambiente muito positivo para o sucesso das próximas cúpula intercoreana e entre o Norte e Estados Unidos”.

O governo sul-coreano se comprometeu em preparar o iminente encontro entre seu presidente, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, previsto para o próximo dia 27, de modo a “liderar o caminho para a desnuclearização e paz duradoura” no território da Coreia, segundo o texto divulgado pela agência de notícias “Yonhap”.

Os comentários de Seul estão de acordo com as manifestações do presidente americano, Donald Trump, em redes sociais após saber do anúncio, que ele chamou de “muito boa notícia” e “grande progresso” tanto para o país asiático como para o mundo.

Pyongyang anunciou a decisão do regime de suspender seus testes nucleares e de mísseis balísticos, adotados durante o plenário do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores, realizado em Pyongyang, ontem, antes das cúpulas com Seul e Washington.

“A situação mudou de maneira favorável”, disse Kim, durante a sessão plenária, onde destacou as mudanças que estão ocorrendo no cenário político internacional e declarou que os testes atualmente são desnecessários.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *