20 de abril de 2024
  • :
  • :

Homenagens marcam os 193 anos da Polícia Militar da Bahia

Homenagens marcam os 193 anos da Polícia Militar da Bahia

Em celebração aos 193 anos da Polícia Militar da Bahia (PMBA), completados em 17 de fevereiro, a corporação realizou, na terça-feira (24), na Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador, a solenidade cívico militar em homenagem a Tiradentes, patrono das polícias militares. A comemoração foi marcada com homenagens, entrega de medalhas e condecorações a militares e personalidades pelos relevantes serviços prestados à sociedade e à instituição.

No início da solenidade, cidadãos baianos de diversos segmentos sociais foram condecorados com o título Amigo da Polícia Militar, cujo objetivo foi reconhecer publicamente a parceria e a contribuição dessas pessoas nas ações em prol da segurança pública. Ao receber o título, o chefe de reportagem da TV Bahia, Bruno Pita, comemorou o agraciamento. “Estou honrado em fazer parte da história da Polícia Militar, um trabalho tão importante que tenho muito apreço e respeito. Receber o título de Amigo da PM é muito significativo para mim, pois amigo é aquele que cuida, zela e protege, e esse é o sentimento que tenho à instituição”, declarou.

Logo após, o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e o comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, entregaram aos familiares do sargento Françual Santos (em memória) a Medalha Cruz de Bravura. A honraria é concedida em reconhecimento aos militares que no cumprimento do dever tiveram coragem e determinação com risco de vida. Em fevereiro deste ano, na cidade de Eunápolis, o militar teve a vida ceifada por criminosos que dispararam contra a guarnição que ele comandava.

A solenidade foi marcada também com a entrega das medalhas do mérito Marechal Argolo/Visconde de Itaparica e a do Mérito Policial Militar para oficiais e praças da Instituição, além de autoridades e personalidades. Ao todo, 251 pessoas receberam as honrarias. No final da solenidade, todos assistiram ao desfile da Guarda de Honra, composta pela Banda de Música e acompanhada pelo policiamento a pé, motorizado, aéreo e montado das unidades independentes e especializadas da corporação.

O comandante geral da PM parabenizou e ratificou o trabalho realizado pela tropa. ”Que todos os policiais militares continuem firmes enfrentando os desafios da nobre missão, sempre pautados pelos princípios da ética, disciplina e profissionalismo na contribuição da segurança para a sociedade baiana”, concluiu o coronel Anselmo Brandão.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *