25 de abril de 2024
  • :
  • :

Professores apresentam propostas à nova LOM de Salvador

Professores apresentam propostas à nova LOM de Salvador

Professores das redes municipal e particular do ensino fundamental apresentaram emendas para serem analisadas pela Comissão de Educação, Esporte e Lazer, da Câmara Municipal de Salvador para serem acolhidas na nova Lei Orgânica do Município (LOM). As propostas foram entregues para o vereador Uziel Bueno (Podemos) em audiência pública na manhã desta segunda-feira (7), no auditório do anexo Bahia Center.

“Temos um prazo para colocar novas preposições dentro da LOM. Por isso essa audiência é fundamental para coletar propostas vinda de professores, representantes de creches, sindicato, além de profissionais do esporte”, afirmou Uziel Bueno.

O vereador Hilton Coelho (PSOL), defendeu que as emendas, sugeridas pelos vereadores, para ser acrescentada na LOM, sejam objeto de consulta em audiências públicas. “Existe um prazo para acolher as proposições da população. Nós parlamentares podemos apresentar observações fora do período. Eu quero que essas emendas sejam objetos de reflexão público”, declarou o vereador.

Para vereador Silvio Humberto (PSB) o Executivo municipal se preocupa apenas com a imagem de seu governo em vez de realmente focar na educação.

“São pessoas e uma gestão que não se importa com as crianças, não existe empatia para com elas. Porque em pleno século XXI, onde falamos em inteligência artificial, ainda debatemos sobre a merenda que os alunos vão receber. Devemos sim acreditar no potencial educacional que existe em nossas escolas”, disse Sílvio Humberto.

Marta Rodrigues declarou que o momento de escuta é fundamental para a LOM. “Toda a declaração vinda de vocês é muito importante para que possamos debater e aperfeiçoar a LOM em seus diversos aspectos, seja no esporte, no lazer e na educação”, afirmou Marta Rodrigues.

Proposições – O diretor da Associação dos Professores Licenciados do Brasil, Secção Bahia (APLB-BA), Marcos Marcelo, disse que a segurança pública é sobrecarregada quando a educação fracassa.

“Existe uma violência sistemática para com o oferecimento de educação por parte do município. Os professores não são valorizados. Cargos em creches que deveriam ser exercidos por profissionais qualificados e formados acabam sendo realizados por pessoas que são muito pouco remuneradas”, declarou Marcos Marcelo.

Para o presidente da Comissão de Esportes da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Bahia (OAB-BA), Fernando Santos, declarou que a Ordem está ao lado da Câmara Municipal para auxiliar no desenvolvimento da educação em Salvador.
Também compondo a mesa de trabalho, o diretor técnico da Federação Baiana de Jiu Jitsu e MMA, Ricardo Caldeira, solicitou atenção especial para os profissionais que ensinam as artes marciais. “Os mestres que ministram em escolas municipais não precisam necessariamente ser formados em educação física, eles podem ter diversas outras formações”.

Foto: Reginaldo Ipê/CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *