22 de outubro de 2018
  • :
  • :

Ilhéus sedia Encontro de Compositores do Litoral Sul nesta quinta-feira

Ilhéus sedia Encontro de Compositores do Litoral Sul nesta quinta-feira

O Encontro de Compositores do Litoral Sul chega à sua terceira mostra encantando o público com performances inéditas de músicas autorais de artistas de Ilhéus, Itabuna, Uruçuca e Camacã. O show acontece nesta quinta-feira (10), às 20h, no Teatro Municipal de Ilhéus. O ingresso é um quilo de alimento não perecível, que será doado para a Fundação Fé e Alegria – Ilhéus.

Os selecionados para se apresentar nesta mostra – Laís Marques, Diego Schaun, KBSativa MC’s e Márcia Góes e Sob Medida – representam uma diversidade musical que é a cara do Sul da Bahia. Da MPB ao rap, passando pelo rock e o folk, os artistas prometem marcar a memória do público com suas letras, melodias e arranjos.

Nesta edição do projeto já se apresentaram, desde março, oito compositores, entre solos e bandas. “Eles atraíram desde fãs até pessoas que foram assistir aos shows para saber o que estava tocando no cenário musical atual. Tanto os artistas quanto toda a nossa equipe têm tido um ótimo feedback do público”, conta a produtora do evento, Eloah Monteiro.

O diretor musical, Cabeça Isidoro, lembra que cada performance tem sido um verdadeiro show. “Os compositores individuais têm à disposição uma banda contratada pelo evento para tocar suas próprias músicas. Já as bandas vêm trazendo o som que criam e executam de forma conjunta. São apresentações sempre com muita energia e brilho. Queremos promover o novo, e o Encontro de Compositores cumpre este papel”, comenta.

Oficinas de Composição Musical – Estão abertas as inscrições para as Oficinas de Composição Musical, que acontecerão sempre uma vez por mês, até junho, na semana de cada mostra. Para cada turma são oferecidas 20 vagas, e as aulas acontecerão na Academia de Letras de Ilhéus, com facilitação dos músicos Danilo Oliveira e Lula Soares Lopes.

Como resultado das aulas, os participantes apresentarão, na abertura da mostra, uma música inédita produzida na oficina. Profissionais e entusiastas da Música podem inscrever-se gratuitamente no site do evento em www.encontrolitoralsul.com.br. É possível acompanhar as novidades no facebook.com/EncontroCompositoresLitoralSul, ou pelo aplicativo que tem o nome do evento e pode ser baixado na Play Store.

O Encontro de Compositores do Litoral Sul da Bahia foi selecionado no Edital Setorial de Música de 2016 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia. Conta também com o apoio cultural do Criadouro Soluções Culturais, Quantum Agência de Publicidade, Academia de Letras de Ilhéus, Aldeia Norte Produtora, Secretaria de Cultura de Ilhéus, FAEG-Sul, Barrakítika, Gabriela FM e Ilhéus FM.

Fundo de Cultura – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *