20 de abril de 2024
  • :
  • :

Atlas sobre potencial de energia solar da Bahia será lançado sábado

Atlas sobre potencial de energia solar da Bahia será lançado sábado

A primeira edição do Atlas Solar da Bahia será lançada neste sábado (19), às 15h, na Campus Party, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Atlas analisa o potencial da energia solar na Bahia para servir de orientação para empreendedores interessados em realizar investimentos no setor. O material é resultado da parceria entre as secretarias estaduais de Infraestrutura (Seinfra) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Bahia possui 443.920 kW de capacidade instalada e é considerado a maior geradora de energia elétrica a partir da fonte fotovoltaica no Brasil. Essa capacidade pode atender mais de 400 mil residências. Atualmente, o estado possui 16 parques em operação comercial. Esses parques ficam localizados nas cidades de Tabocas do Brejo Velho, Bom Jesus da Lapa e Itaguaçu da Bahia.

Além disso, quatro empreendimentos estão em construção nas cidades de Guanambi e Bom Jesus da Lapa. As novas usinas vão adicionar 88.220 kW de potência na capacidade de produção da energia solar em território baiano. Cinco usinas começarão a ser construídas nas cidades de Juazeiro e Casa Nova, acrescentarão 150.000 kW na geração da energia do sol.

O secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, destaca a importância do Atlas Solar para a Bahia. “O conteúdo disponível permite maior conhecimento e orientação para servir como ferramenta de planejamento para investimentos no seguimento da energia do sol. Isso ajuda a qualificar e quantificar o potencial do estado na geração de energia com origem da fonte solar”, ressalta o secretário.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Hita, a Bahia é a terra-mãe das energias renováveis. “O Atlas Solar é um documento importante que coloca a Bahia em um patamar diferenciado para novos investimentos e atração de negócios, inclusive na área de inovação com foco nas energias renováveis. Além do Atlas Solar, vamos inaugurar o Laboratório de Certificação de Placas Fotovoltaicas no Parque Tecnológico da Bahia, mostrando que a Bahia é um estado que pensa no futuro”. A metodologia e a elaboração do trabalho são de responsabilidade do Senai Cimatec, da Camargo Schubert e da AWS Truepower.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *