28 de março de 2024
  • :
  • :

Salvador: Rede municipal de saúde oferta gratuitamente mais de 300 tipos de medicamentos

Salvador: Rede municipal de saúde oferta gratuitamente mais de 300 tipos de medicamentos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica, oferta gratuitamente 325 tipos de medicamentos nas unidades de saúde para a população soteropolitana. O elenco é disponibilizado de acordo com a necessidade de cada farmácia e tem como base a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), que orienta a oferta, a prescrição e a dispensação de remédios nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). De janeiro a maio deste ano, já foram entregues 52,8 milhões de medicamentos a pacientes da capital baiana.

A Assistência Farmacêutica é o setor responsável pela logística de medicamentos e materiais médico-hospitalares, desde a aquisição até a utilização. O coordenador do setor, Bruno Viriato, disse que os remédios mais procurados são para o tratamento de hipertensão e diabetes, como losartana e metformina. “A nossa meta, ano após ano, é manter as farmácias abastecidas com pelo menos 80% dos remédios através da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remune), para que a população tenha a garantia dos respectivos tratamentos”, disse.

Em 2017, cerca de 157 milhões de unidades de medicamentos foram entregues aos pacientes. A Remune tem o objetivo de racionalizar e padronizar a aquisição e solicitações de medicamentos e insumos farmacêuticos no âmbito municipal. Segundo Bruno Viriato, cada unidade de saúde do município faz os pedidos do material mensalmente. “Esse procedimento é necessário para que as listas dos remédios sempre estejam atualizadas e, assim, conseguirmos atender a demanda”, explica.

Os registros das prescrições médicas, do paciente e do especialista que solicitou a medicação são feitos através do Sistema Integrado de Saúde Vida, que facilita o processo de planejamento, monitoração e avaliação dos indicadores de saúde do município. Para receber os medicamentos, é necessário apresentar prescrição médica (original e cópia), documento de identificação com foto e o Cartão SUS. Os medicamentos são distribuídos nas unidades básicas de saúde e nas Prefeituras-Bairro.

Foto: Bruno Concha/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *