18 de abril de 2024
  • :
  • :

Câmara fará homenagem ao coordenador do Carnaval de Salvador

Câmara fará homenagem ao coordenador do Carnaval de Salvador

A Câmara Municipal de Salvador (CMS) concede, nesta quinta-feira (7), a Medalha Thomé de Souza ao empresário Paulo Leal, coordenador do Carnaval de Salvador 2018 e presidente da Associação Baiana de Trios Independentes (ABTI). A entrega da honraria é fruto do projeto de Resolução 2.673/18, de autoria do vereador Vado Malassombrado (DEM). A solenidade acontece às 19 horas, no plenário Cosme de Farias.

“Será uma honra celebrar este momento com os amigos e amigas. Minha trajetória profissional tem a marca de cada um deles. Receber a Medalha Thomé de Souza – maior honraria concedida pelo Poder Legislativo soteropolitano –, me sinaliza que estou no caminho certo e tenho muito ainda a colaborar ao Carnaval de Salvador e a todas as festas populares de nossa cidade”, comemora Leal.

Em reconhecimento ao trabalho de destaque desenvolvido à frente da coordenação-executiva da folia momesca deste ano, Paulo Leal é carnavalesco há 39 anos e é sobrinho do inventor do trio elétrico, Osmar Macedo (que dá o nome ao circuito do Campo Grande/Avenida). O empresário inovou a folia de 2018 ao criar a “Cidade do trio elétrico”, uma central de apoio técnico e operacional do Carnaval para os trios que contou com praça de alimentação, Centro de Abastecimento e Logística (CAL), escritório e centro de monitoramento, serviços, estacionamento de trios e de veículos de suporte, além de banheiros químicos.

Empresário especialista em produções artísticas e na captação de recursos públicos e privados, Paulo Leal iniciou a sua carreira ao lado do tio Osmar ainda jovem, aos 14 anos.

Aos 18, construiu o seu primeiro trio elétrico e em 1998 cumpriu a promessa de transformar a “Fobica de 1950” em tamanho de trio: o famoso “Fobicão” – hoje, o trio elétrico “Armandinho, Dodô & Osmar”, maior símbolo do carnaval baiano.

Ele também foi o criador de diversas micaretas pelo país, como o Carnaval em Natal em 1988 (que passou a se chamar Carnatal em 1991), Micabral em Sobral (CE), Micandeias em Candeias (BA) e Carnaoeste em Barreiras (BA), além de festas de São João e de São Pedro nos municípios baianos de Santo Antônio de Jesus, Bom Jesus da Lapa e Lauro de Freitas.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *