18 de junho de 2018
  • :
  • :

José de Arimateia coordena 1º Congresso Baiano de Óptica e Optometria na ALBA

José de Arimateia coordena 1º Congresso Baiano de Óptica e Optometria na ALBA

A Assembleia Legislativa Bahia (ALBA) será palco do 1º Congresso Baiano de Óptica e Optometria, nos dias 06 e 07 de junho, das 9h às 17h, no Auditório Jornalista Jorge Calmon. O evento é coordenado pelo presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins da Bahia, deputado Estadual, José de Arimateia (PRB-BA), em parceria com o Sindicato das Empresas do Segmento Óptico e Optométrico do Estado da Bahia (Sindióptica), Organização presidida por Juarez Gonçalves da Hora. O evento promete debater de forma minuciosa a luta pelo acesso universal de Saúde Visual na Atenção Básica.

Dados da Sociedade Baiana de Óptica e Optometria (SBOO) garantem que o Brasil soma atualmente mais de seis mil optometristas. Já na Bahia, mais de mil profissionais lutam diariamente pela regulamentação na perspectiva de desempenharem suas funções como agentes de saúde visual primários.

Para ilustrar a relevância do Congresso, o deputado José de Arimateia afirmou que a iniciativa se propõe também em ressaltar a importância de levar a optometria à Atenção Básica. Na oportunidade, o republicano pretende discorrer sobre os desafios para a valorização da optometria, uma profissão já estabilizada no mundo há mais de 100 anos como uma profissão vinculada a saúde autônoma e independente, com formação e regulamentação específica.

“A nossa Bahia, aliás, o Brasil como um todo apresenta um déficit de profissionais de saúde em geral. Nesse sentido, o optometrista surge como um profissional que agrega de maneira bastante significativa no campo da saúde visual, porque hoje o nosso estado conta com apenas 600 oftalmologistas para 15 milhões de habitantes. A regulamentação da categoria seria um progresso e grande conquista para toda a comunidade baiana”, opinou Arimateia.

O Congresso pretende reunir cerca de 300 pessoas, entre elas, optometristas, professores da área e estudantes, Gestores Municipais, Secretários de Saúde, Ópticos, além de autoridades envolvidas com a causa.

Foto: Cris Oliveira/Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *