18 de abril de 2024
  • :
  • :

Subúrbio de Salvador terá Marcha Contra Extermínio da Juventude Negra

Subúrbio de Salvador terá Marcha Contra Extermínio da Juventude Negra

A Marcha Incomode: contra o Extermínio, o Feminicídio e o Hiperencarceramento da Juventude Negra marca o encerramento de uma série de eventos na capital baiana. A caminhada acontece no dia 20/06, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Dentre as reivindicações, está a criação de uma CPI para investigar o extermínio de jovens negros na Bahia.

O Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência 2017 revela que o risco de um jovem negro ser vítima de homicídio na Bahia é 3,6 vezes maior que o de um jovem branco. Já os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que, entre 2015 e 2016, 76,2% das vítimas de atuação da polícia no Brasil são negras.

Para chamar atenção da população e do poder público para essa grave questão acontece no dia 20/06 (quarta-feira), às 15h, a Marcha Incomode: contra o Extermínio, o Feminicídio e o Hiperencarceramento da Juventude Negra. Os participantes sairão da Praça do Lobato (próximo à Cesta do Povo) em direção ao Parque São Bartolomeu.

“Um dos objetivos desta Marcha é exigir a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue o extermínio da juventude negra na Bahia”, explica Eduardo Machado, educador do Projeto Juventude Negra e Participação Política, da CIPÓ – Comunicação Interativa.

A Marcha se encerrará com o Sarau Incomode, que conta com um recital poético realizado pelos grupos Sarau da Onça e Sarau do Jaca, além de apresentações de artistas populares e do Movimento Hip Hop.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *