23 de abril de 2024
  • :
  • :

Vera Cruz: Material coletado pela Dow Química em cratera será analisado na Alemanha

Vera Cruz: Material coletado pela Dow Química em cratera será analisado na Alemanha

Materiais coletados na cratera que se abriu misteriosamente perto de uma vila do município de Vera Cruz, Ilha de Itaparica, na Bahia, serão analisados por cientistas na Alemanha, com a finalidade de determinar as causas da formação do buraco. A cratera fica no meio de uma mata nativa na localidade de Matarandiba e está a cerca de 1 km do local onde vivem os moradores.

De acordo com a Dow Química, responsável pela área onde a cratera surgiu, o que será feito no país europeu é o estudo geomecânico do buraco, que consiste na análise de dados geológicos que serão modelados em um software de alta precisão para avaliar o estresse do subsolo e entender a origem da erosão.

A Dow utiliza a região para extração de salmora, uma mistura de água e sal usada na fabricação de produtos químicos – a salmora é retirada em seis poços a uma profundidade de 1,2 mil metros.

O material foi enviado na última sexta-feira (15) para o Instituto de Geomecânica da Alemanha. A previsão é que o resultado saia em quatro a seis meses.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *