24 de abril de 2024
  • :
  • :

Fifa multa jogadores da Suíça por comemorações políticas em gols

Fifa multa jogadores da Suíça por comemorações políticas em gols

O Comitê Disciplinar da Fifa aplicou nesta segunda-feira (25) uma multa aos jogadores Shaquiri e Xhaka, da Suíça, pelas comemorações de cunho político na vitória da seleção do país sobre a Sérvia por 2 a 1, pela segunda rodada da Copa do Mundo. A multa para cada atleta é de 10 mil francos suíços (cerca de R$ 38 mil).

A advertência em forma de multa tranquiliza o selecionado suíço, que temia a possibilidade de ter sua dupla vetada para o duelo contra a Costa Rica, na quarta-feira (27), pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.

Shaqiri nasceu no Kosovo, região de maioria de população albanesa, assim como os pais de Xhaka, e a região, que fica dentro do território sérvio, declarou independência de forma unilateral. A Sérvia segue considerando o Kosovo como parte do país.

Sérvia – Também foi multada a Federação de Futebol da Sérvia em 54 mil francos suíços (cerca de 206 mil reais) pelo comportamento de sua torcida durante a mesma partida com cartazes e mensagens de cunho discriminatório. Torcedores sérvios foram fotografados usando um casaco com a imagem de Ratko Mladic, ex-militar condenador por genocídio de oito mil muçulmanos bósnios, em 1995.

O presidente da federação sérvia Slavisa Kokeza e o técnico Mladen Krstajic, que reclamaram bastante da arbitragem, sendo que o treinador ainda disse que os árbitros mereciam ir para o Tribunal de Haia, que julgou os crimes de guerra de seus conterrâneos e aplicou penas duras aos sérvios envolvidos na guerra com a Bósnia. Ambos foram multados em 5 mil francos suíços (cerca de 19 mil reais) cada.

Dinamarca – A Federação Dinamarquesa de Futebol foi multada em 20 mil francos suíços (cerca de R$ 76,6 mil) pelo que foi julgado como comportamento inadequado de sua torcida durante a partida contra a Austrália, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.

Concentrados em um anel superior da arena de Samara, os dinamarqueses foram flagrados jogando copos de cerveja na torcida da Austrália, que comemorava o gol de empate marcado por Mile Jedinak, de pênalti.

Questionado sobre o comportamento de sua torcida, o meia Christian Eriksen não quis entrar no assunto.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *