18 de abril de 2024
  • :
  • :

Rota da Independência terá novas datas em Caetité

Rota da Independência terá novas datas em Caetité

A abertura da Rota da Independência deste ano tem nova data. Nos dias 28 e 29 de junho a cidade de Caetité receberá uma programação que mistura debate, programação infantojuvenil, visita ao Museu da cidade e aula pública – para todas as idades.

Realizada pelo Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, a Rota da Independência tem por objetivo difundir a consolidação da independência do Brasil em terras baianas. Intitulada de O Alto Sertão na Guerra, a Rota passa pelo município de Caetité promovendo um conjunto de atividades relacionadas à participação do alto sertão baiano na guerra histórica, como por exemplo, Mata Maroto.

Serão dois dias de programação extensa. Na quinta-feira (28), o professor Argemiro Ribeiro ministra aula pública, pelas ruas da cidade. Este é o quarto ano da atividade que reúne cerca de 500 pessoas pelas ruas da cidade e apresenta a participação da população da região na Guerra.

“A Fundação possibilita que os caetitenses possam reavivar a noção identitária, de pertencimento mesmo à Bahia”, explica Argemiro, doutor em Ciências pelo Programa de História Social.

Ele ainda complementa que “Essa iniciativa da Fundação Pedro Calmon se revela numa alvissareira novidade na medida em que proporciona aos habitantes do Alto Sertão, a possibilidade de refletir e ressignificar os seus elos de vinculação ao espaço baiano”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *