28 de março de 2024
  • :
  • :

ACM Neto entrega contenção de encosta no Sete de Abril

ACM Neto entrega contenção de encosta no Sete de Abril

Os dias de chuva já não vão mais provocar angústia aos moradores da Rua da França, em Sete de Abril. Com investimento de R$ 1,2 milhão, a contenção da encosta construída pela Prefeitura na localidade foi entregue nesta quinta-feira (5), com as presenças do prefeito ACM Neto, do vice Bruno Reis e do secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Almir Melo, dentre outros gestores, autoridades, imprensa e população.

O prefeito salientou a importância da obra para a população e o esforço da administração municipal em realizar investimentos, mesmo em período de crise econômica no país. “Essa rua não trazia paz para os moradores, inclusive uma parte da pista havia cedido por conta das chuvas. O investimento realizado aqui, e que vai trazer mais segurança e conforto para quem reside aqui, foi feito totalmente com recursos próprios. Inclusive, 76% dos recursos municipais foram aplicados nas áreas mais pobres da cidade. Isso mostra que, mesmo enfrentando quatro anos e meio de crise no país, a Prefeitura está buscando soluções para os problemas de Salvador”.

Com duração de aproximadamente um ano, a obra foi executada pela Seinfra, em uma área de aproximadamente 200m. A intervenção englobou recomposição de talude, aplicação da técnica de cortina atirantada e instalação de nova rede de drenagem. Além disso, a largura da via foi recuperada. A medida beneficia cerca de 30 famílias que vivem na localidade.

Além disso, a pedido dos moradores, foi autorizada a recuperação da pavimentação de mais um trecho da Rua da França, que vai melhorar bastante a mobilidade das pessoas. As intervenções serão feitas pela Seinfra e pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman).

Balanço – Desde 2013, a Prefeitura já entregou 50 obras de contenção de encosta, incluindo esta de Sete de Abril. No momento, outras oito obras do tipo estão em andamento na cidade e 13 serão iniciadas em breve. O investimento total nesse tipo de intervenção por parte do município chega a R$111 milhões.

Outra ação utilizada para dar mais segurança às áreas de risco e coordenada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), a geomanta já foi aplicada em 90 encostas da cidade e outras 20 estão em fase de execução. Adotada pela Prefeitura desde 2016, a técnica de proteção de encosta é inovadora no país e formada por um composto de PVC e geotêxtil, com cobertura de argamassa jateada.

A estrutura impermeabiliza o talude e erosões superficiais, absorção de águas da chuva e possível risco de deslizamento do terreno. A duração do material é de 5 anos, em média – bem superior ao da lona comum, que é de três meses.

Foto: Max Haack/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *