20 de abril de 2024
  • :
  • :

Ministros vão visitar abrigos com crianças brasileiras nos Estados Unidos

Ministros vão visitar abrigos com crianças brasileiras nos Estados Unidos

Na viagem aos Estados Unidos, os ministros Aloysio Nunes Ferreira (Relações Exteriores) e Gustavo do Vale Rocha (Direitos Humanos) querem verificar em detalhes a situação das crianças e dos adolescentes separados dos pais brasileiros apontados como imigrantes ilegais. A agenda começa nesta quinta-feira (05), com visitas a abrigos, e vai até sábado (07). Eles retornam ao Brasil no dia 8.

A viagem se concentra em Chicago, os ministros vão visitar alguns dos 16 abrigos norte-americanos em que estão 55 filhos de brasileiros. O número de crianças e adolescentes varia diariamente, segundo o Itamaraty, mas este é o mais recente.

“Vou atrás de dados mais concretos sobre o número de crianças brasileiras que estão nesta situação, sobre onde estão e como estão essas crianças. Nossa ideia é visitar abrigos nas chamadas cidades santuários, onde os prefeitos são contrários à política de imigração do governo federal”, explicou Rocha, ao ressaltar que o tema preocupa muito o ministério dos Direitos Humanos.

Na terça (03), em comunicado, o Itamaraty fez duras críticas à política migratória do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“A reunião de coordenação analisará com especial atenção os reflexos da atual política migratória do governo norte-americano para as comunidades brasileiras, em particular a situação dos menores que se encontram separados de seus pais ou responsáveis, em 16 abrigos nos Estados Unidos, uma prática em clara violação dos instrumentos internacionais de proteção às crianças e cuja anunciada revogação espera-se seja logo implementada.”

Proteção – O prefeito de Chicago, Rahm Emanuel, costuma afirmar que o local “será sempre uma cidade santuário” para os imigrantes numa referência à proteção para os estrangeiros em situação irregular e com risco de deportação.

Nesta quinta, Aloysio Nunes e Gustavo Rocha visitam um abrigo e têm reunião com a embaixadora Maria Dulce Silva Barros, Subsecretária-Geral das Comunidades Brasileiras e de Assuntos Consulares e Jurídicos (SGEB).

Na sexta-feira (6), os ministros se reúnem com os integrantes da Rede Consular Brasileira na América do Norte, na qual vão estar embaixadores e chefes dos consulados brasileiros nos Estados Unidos, no México e no Canadá. No total, são 14 cônsules.

Participarão das reuniões os representantes do Brasil em Atlanta, Boston, Chicago, Hartford, Houston, Los Angeles, México, Miami, Montreal, Nova York, São Francisco, Washington, Toronto, Ottawa e Vancouver , além da Cidade do México. A segunda etapa da reunião ocorre no sábado também com a mesma equipe.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *