19 de abril de 2024
  • :
  • :

Copa: França e Uruguai decidem nesta sexta quem avança às semifinais

Copa: França e Uruguai decidem nesta sexta quem avança às semifinais

Dois séculos de história compartilham as seleções da França e do Uruguai, que na sexta-feira (06), às 11h, se enfrentam nas quartas de final da Copa do Mundo-2018: os dois países têm uma relação especial com um pano de fundo político, cultural e futebolístico.

Em Copas do Mundo, os dois times se enfrentaram três vezes, sempre na fase de grupos: 2-1 para a Celeste em 1966, 0-0 em 2002 e em 2010. Nesta sexta-feira, um novo capítulo será escrito sobre esta longa história entre os dois países.

História – Alguns grandes jogadores uruguaios atuaram em terras francesas, de Ildo Maneiro em Lyon nos anos 1970 até Edinson Cavani, que recentemente se tornou o maior artilheiro da história do Paris Saint Germain.

Outros jogadores também deixaram sua marca em Paris, como o ex-capitão da Celeste Diego Lugano ou Cristian “Cebolla” Rodriguez, que faz parte dos 23 convocados por Tabárez na Rússia de 2018.

Outra passagem inesquecível foi a do elegante Enzo Francescoli no final dos anos 1980 em solo francês (Racing Club de Paris e Marselha).

Ele se tornou o ídolo do futuro ícone do futebol francês Zinedine Zidane, que batizou seu primeiro filho de Enzo, em homenagem ao charrúa.

Reciprocidade – Mas a influência é recíproca. O técnico uruguaio Oscar Tabárez participou da Copa do Mundo de 1998 como membro do grupo técnico da Fifa e aproveitou a oportunidade para aprender e implementar certos ensinamentos em sua terra.

“Eu estava em Bordeaux e conversei com o técnico dos sub-17 e das seleções femininas”, lembrou em 2013, antes de um amistoso Uruguai-França (1-0).

“Eles me explicaram como desenvolviam a formação de jogadores na França, percorrendo o mesmo caminho da infância à maturidade. Aprendi muitas coisas. Eles tinham uma tecnologia que lhes permitia analisar o rival, algo que não conhecia”, acrescentou.

“Ao retornar de uma partida na Argélia (em agosto de 2009), tínhamos onze horas de escala na França e aproveitei a oportunidade para visitar Clairefontaine”, o centro nacional da Federação Francesa, recordou Tabárez.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *