19 de abril de 2024
  • :
  • :

Índios ocupam sede da Funai em Porto Seguro

Índios ocupam sede da Funai em Porto Seguro

Um grupo com cerca de 50 índios da etnia Pataxó ocupa o prédio da Coordenação Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), na cidade de Porto Seguro, sul da Bahia, deste a tarde de terça-feira (10). Até o início da tarde desta quarta (11), os indígenas ainda estavam no local e pediam a saída do atual coordenador da Funai, Frederico Campos.

Conforme as lideranças do grupo, Campos é uma indicação política e foi remanejado de outra região para o cargo. Os índios alegam que o coordenador da Funai tem que ser uma pessoa indicada por eles, para que tenha conhecimento do local e mantenha diálogo com os indígenas.

Por meio de nota, a Funai confirmou o motivo dos protestos, mas negou que haja ligação política na escolha do novo coordenador. Segundo a Funai, o trabalho do coordenador Frederico Campos é valorizado e o órgão considera que ele é apto para atender necessidades da Funai em qualquer unidade.

Os indígenas informaram que não pretendem desocupar o prédio até que sejam atendidos pelo presidente da Funai. Ainda na manhã desta quarta, por volta das 10h, eles fizeram uma caminhada em protesto na Aldeia Nova Coroa, que fica em Santa Cruz Cabrália.

Foto: Reprodução TV Santa Cruz




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *