19 de abril de 2024
  • :
  • :

Neto tem reunião com Alckmin, mas Centrão só definirá apoio na próxima semana

Neto tem reunião com Alckmin, mas Centrão só definirá apoio na próxima semana

Após deixar o café da manhã do Centrão na manhã desta quinta-feira (19), o presidente nacional do DEM e prefeito de Salvador, ACM Neto, voou a São Paulo para se reunir com o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), pré-candidato à Presidência nas eleições 2018. O jornal O Estado de São Paulo informa que, mais cedo, Alckmin desmarcou de última hora compromissos que tinha no interior de Minas Gerais e permaneceu na capital paulista.

Os líderes do Centrão têm dito reservadamente que uma aliança com o PSDB possui ligeira preferência no bloco hoje, formado por DEM, PP, PR, PRB e Solidariedade.

Segundo a jornalista Andréia Sadi da GloboNews, o encontro com Alckmin deve contar também com a presença do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, pré-candidato do DEM a presidente; o deputado Paulinho da Força, presidente do SD; e o ex-ministro Marcus Pereira, presidente nacional do PRB.

Tiro no p̩ РEm p̼blico, o discurso ̩ de que existe uma diviṣo equilibrada. At̩ a semana passada, antes da adeṣo do PR, Ciro Gomes (PDT) tinha mais for̤a.

Porém, recentes declarações polêmicas de Ciro provocaram desgaste e receio nos partidos. Além disso, há resistência a propostas econômicas do pedetista, que está em Brasília hoje.

Mais tempo – O Centrão divulgou mais cedo nota em que posterga para a próxima semana o anúncio de apoio a Alckmin ou Ciro. Eles reafirmaram que o bloco formará uma aliança única. Há ainda a possibilidade de adesão de partidos nanicos, como PHS e Avante. Parlamentares dos dois partidos foram ao encontro matinal na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM). Ele também recebeu depois o ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, pré-candidato do MDB ao Planalto.

Em jantar na noite de quarta-feira (18), o grupo reafirmou a união no bloco e indicou o empresário Josué Gomes (PR), da Coteminas, como pré-candidato a vice-presidente e representante dos partidos.

O presidente do PRB, ex-ministro Marcos Pereira (Indústria), disse que não houve consenso no grupo, nem avanço na articulação. Ele também descartou um acordo nesta semana em prol do tucano ou do pedetista: “Sem consenso, vai longe ainda.”

O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que foi à residência oficial da Câmara e conversou com Maia, relatou que o blocão pediu mais uma semana e deu previsão de se posicionar até a próxima quinta-feira (26). Também estiveram no café da manhã os deputados Marcelo Aro (PHS-MG), Luís Tibé (Avante-MG), Bebeto (PSB-BA), Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Paulinho da Força (SD-SP), o senador Ciro Nogueira (PP-PI) e o ex-deputado Valdemar Costa Neto (PR).

Já levou – O colunista Lauro Jardim do O Globo, entretanto, afirma que “o Centrão caiu nos braços de Geraldo Alckmin. Nunca o candidato do PSDB esteve tão perto de anunciar oficialmente a aliança. Será a primeira boa notícia de fato da campanha de Alckmin desde que ele começou sua jornada para a eleição deste ano”, diz Jardim.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *