25 de abril de 2024
  • :
  • :

Camaçari: Elinaldo entrega USF reformada na Fonte da Caixa

Camaçari: Elinaldo entrega USF reformada na Fonte da Caixa

Os moradores da localidade de Fonte da Caixa, em Vila de Abrantes, receberam com alegria, nesta sexta-feira (20), a Unidade de Saúde da Família (USF), que foi totalmente requalificada pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Saúde (Sesau) do município. Uma área populacional de oito mil pessoas é coberta pelos serviços ofertados no local.

A USF de Abrantes é a primeira no município a utilizar prontuário eletrônico, contando também com quatro consultórios, farmácia, regulação, triagem neonatal e pré-natal, salas administrativas, de vacinas e procedimentos. “Muitos serviços que estavam suspensos por falta de estrutura vão retornar com ainda mais qualidade, além da ampliação da quantidade de atendimentos diários”, destacou a gerente da unidade, a enfermeira Barbara de Souza.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Elias Natan, a reforma é resultado de um olhar diferenciado e mais humano da atual gestão. “Temos que fortalecer a atenção básica, trabalhando por uma cobertura 100% para o atendimento a saúde da família, pra que elas não precisem buscar o serviço de urgência. Por outro lado, vamos reativar o Pronto Atendimento (PA) de Vila de Abrantes, já que a população solicitou”, pontuou.

Durante a cerimônia de entrega da USF, o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, anunciou a implantação do projeto piloto do Distrito Sanitário de Abrantes, que faz parte do novo modelo de assistência básica de saúde. “Após ampla discussão e estudos, nós decidimos que os moradores desse distrito precisam ser atendidos aqui, para que não tenham que se deslocar até a sede. Mas, pra isso, vamos requalificar, equipar a atenção básica, ou seja, a saúde preventiva”, disse o gestor.

Moradora da Fonte da Caixa há 40 anos, a aposentada Joelinda Silva relatou que sempre que precisa de atendimento médico busca a unidade. “Agora ficou ainda melhor, gosto dos médicos daqui e eles sempre me atendem bem”.

Marcaram presença na cerimônia vereadores, secretariado municipal, conselheiros de saúde e a população local. Além dessa USF que passou por reformas, a Unidade Básica de Saúde de Vila de Abrantes está em obra de requalificação e será entregue no mês de agosto.

Foto: Divulgação/Ascom-PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *