18 de abril de 2024
  • :
  • :

Exposição em shopping comemora 10 anos da Guarda Municipal de Salvador

Exposição em shopping comemora 10 anos da Guarda Municipal de Salvador

Em busca de uma aproximação ainda mais estreita com a comunidade soteropolitana, a Guarda Civil Municipal (GCM) realiza sua primeira exposição comemorativa de aniversário. A mostra ocorre desta segunda-feira (23) até domingo (29), no Espaço Gourmet, Piso L1, do Salvador Shopping. A abertura do evento será a nesta às 18h, com a participação da Banda de Música da GCM.

As atividades previstas envolvem desde esclarecimento de dúvidas, repasse de informações e demais interações com os visitantes, até a apresentação dos uniformes referentes a cada grupamento e unidades, além de sua ação específica na proteção do soteropolitano, do turista e do patrimônio público.

A corporação celebrou uma década de ação no dia 11 de julho. Criada em 2007, a Guarda Civil foi apresentada ao público pela primeira vez no dia Dois de Julho de 2008, durante o desfile da Independência da Bahia, nas ruas do Centro de Salvador.

“A Guarda Civil está vivendo um momento diferenciado. Estamos com cerca de 40 mil atendimentos e mais de mil ocorrências em 10 anos de atuação. A exposição no Salvador Shopping é mais uma iniciativa para aproximar a população da GCM, bem como dirimir quaisquer dúvidas a respeito das nossas atividades”, avisa Mauricio Lima, Diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da Guarda.

Números e ações – A Guarda conta atualmente com 1.219 membros, sendo 1.083 homens e 136 mulheres, que atuam durante 24 horas, em esquema de plantão, durante os sete dias da semana. Entre as melhorias conquistadas em dez anos destacam-se a implantação do uso de coletes balísticos modernos e armamentos, como espingardas, munições e novas pistolas de condutividade elétrica (Spark). Também foi ampliada a concessão de porte de arma aos agentes, ação respaldada pela realização de psicotestes, conforme prevê a legislação do setor.

Neste período, o efetivo passou a contar com novas carteiras de identidade funcional, segundo os padrões de segurança e qualidade do setor. Visando manter a adoção de uma nova metodologia de gestão operacional de modo a conquistar mais eficiência nas atividades operacionais, foi criada também a Central de Operações da Guarda, que tem ainda o objetivo é melhorar o tempo de resposta ao público e auxiliar nas tomadas de decisões operacionais, táticas e estratégicas.

Foto: Bruno Concha/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *