17 de agosto de 2018
  • :
  • :

Hospital Municipal de Salvador realizou mais de 15 mil atendimentos em três meses

Hospital Municipal de Salvador realizou mais de 15 mil atendimentos em três meses

Desde o início da operação, em abril, o Hospital Municipal de Salvador (HMS) contabiliza 15.942 atendimentos realizados na unidade, localizada em Boca da Mata. Mantendo a média de aproximadamente 250 atendimentos diários em urgência, em três meses de operação, o centro médico já realizou 574 cirurgias, além de 11.350 exames, sendo 2.578 tomografias, 2.374 ultrassonografias e 5.902 raios X.

“A operação segue o programado, de forma gradativa. Iniciamos com 90 leitos ativos de emergência e 10 de UTI. No mês de agosto vamos ampliar ainda mais o processo, atingindo, em outubro, 150 leitos de emergência adulta, 30 para o setor pediátrico adulto e 10 para UTI pediátrica”, destaca o superintendente municipal de Urgência e Emergência, Ivan Paiva.

Neste período, o total de pacientes regulados desde a abertura da unidade até a segunda-feira chegou a 737 pacientes, sendo 35 do Interior. São de outras cidades do estado 836 pessoas atendidas no hospital desde sua inauguração. Neste caso, os pacientes são oriundos de municípios como Serrinha, Mairi, Miguel Calmon e Mundo Novo, por exemplo.

Estrutura – O HSM possui uma estrutura especializada em urgência e emergência, e presta suporte a algumas atividades extras. Visando evitar superlotação ou quando o procedimento exigido excede as atribuições, os pacientes são estabilizados, recebem os primeiros atendimentos e são encaminhados para a regulação. Em seguida, são realocados em outra unidade da rede. Isso acontece, por exemplo, nos casos que exigem cirurgias cardíacas e de obstetrícia.

Foto: Valter Pontes/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *