19 de abril de 2024
  • :
  • :

Prefeitura prepara 283 estudantes de escolas públicas de Salvador para o Enem

Prefeitura prepara 283 estudantes de escolas públicas de Salvador para o Enem

Entrar na universidade é o sonho de muitos jovens egressos de escolas públicas que almejam uma pontuação satisfatória no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este também é o perfil da maioria dos jovens inscritos no IngreSSAr: curso preparatório para o Enem ofertado de forma gratuita pela Prefeitura de Salvador.

De acordo com a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), atualmente 283 alunos estão se preparando para as provas do exame nacional – que permite o acesso a universidades públicas e programas de financiamento estudantil em unidades particulares – através do IngreSSAr. As aulas do preparatório tiveram início no dia 17 de julho nas instituições PreEnem e Os Aprovados, localizados na Avenida Antônio Carlos Magalhães.

Otimista e esperançosa pela oportunidade de se preparar para o Enem com auxílio de um corpo docente, Cíntia Soares, que mora em Pernambués, afirmou que este ano será um divisor de águas em sua trajetória. Ela espera que com a pontuação no Enem deste ano possa cursar biomedicina ou engenharia mecânica.

“Eu já tinha algum tempo afastada dos estudos mas tinha o desejo de fazer faculdade. Quando soube desse curso vi que era uma oportunidade para reforçar meus conhecimentos. Ano passado estudei por conta própria e tentei o Enem, mas a minha pontuação foi muito baixa. Este ano sei que meu desempenho será diferente com o apoio destes professores”, explicou.

O conteúdo das aulas envolve todas as disciplinas exigidas no Enem, passando pelas áreas de conhecimento de Linguagens, Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. São cinco horas de aula de estudo por dia. Até o fim dessa temporada de estudos do Ingressar, prevista para encerrar no dia 9 de novembro, os alunos terão 320 horas de aula com professores altamente qualificados. Este ano o exame nacional deverá ocorrer nos dias 4 e 11 de novembro.

A meta da SMPJ, definida no planejamento estratégico municipal, é que tanto em 2019 quanto em 2020 sejam ofertadas mais 400 vagas para bolsistas do programa, incentivando ainda mais os jovens a dedicar esforços ao ingresso nas unidades e formação em curso superior.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *