24 de abril de 2024
  • :
  • :

Depoimento de ex-assessor de Lúcio é adiado no Conselho de Ética da Câmara

Depoimento de ex-assessor de Lúcio é adiado no Conselho de Ética da Câmara

O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (DEM-BA), disse nesta quinta-feira (9) ao site G1 que decidiu adiar o depoimento de Job Ribeiro Brandão, ex-assessor do deputado Lúcio Vieira Lima (MDB-BA), por receio de “baixo quórum” na semana que vem em razão das campanhas eleitorais. O depoimento estava marcado inicialmente para a próxima terça (14).

Job Ribeiro deverá ser ouvido na condição de testemunha, em data ainda a ser agendada, no processo que pede a cassação de Lúcio Vieira Lima no caso dos R$ 51 milhões apreendidos pela Polícia Federal dentro de malas e caixas de papelão em um apartamento em Salvador. Lúcio é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa.

O ex-assessor legislativo teve as digitais encontradas em parte do dinheiro. A polícia investiga se as malas pertenciam ao ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA), irmão de Lúcio. Os investigadores também identificaram digitais de Geddel no dinheiro.

“Um processo importante como esse não dá para ser com baixo quórum. Vamos ouvi-lo só eu e o relator? Não tem como instruir um processo complicado sem os deputados presentes. Fica parecendo que estamos fazendo as coisas às escondidas”, justificou Nascimento.

O advogado de Job Ribeiro, Marcelo Ferreira, disse ao G1 que estava tudo acertado para o depoimento do ex-assessor na próxima terça e que faltava apenas a Câmara enviar a passagem aérea.

Nascimento reconheceu que, devido ao calendário da Câmara antes das eleições, o depoimento poderá ficar para depois de outubro. O deputado do DEM disse que, na visão dele, o adiamento não gera desgaste à imagem do Conselho de Ética.

“Não, de jeito nenhum. Toca [o caso] depois da eleição e resolve”, enfatizou.

Sessões – Nos dois meses que antecedem as eleições, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu, em acordo com líderes partidários, convocar sessões somente em três semanas. A próxima semana será a segunda do chamado “esforço concentrado”. Depois, haverá sessão de votação somente em uma semana de setembro.

Nas demais semanas, os parlamentares estarão liberados para se dedicarem às campanhas em suas bases eleitorais.

Elmar Nascimento afirmou que, na próxima terça, a pauta do Conselho de Ética irá tratar apenas do caso do deputado Nelson Meurer (PP-PR), primeiro parlamentar a ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento na Operação Lava Jato.

Na última terça-feira (7), uma reunião que havia sido convocada para analisar o parecer preliminar do caso Meurer foi cancelada por falta de quórum.

“A pauta dessa semana não foi realizada por falta de quórum. Então, decidi priorizar esse caso. Estou convocando por dever de obrigação, mas acho muito difícil dar quórum”, admitiu o presidente do Conselho de Ética.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *