28 de março de 2024
  • :
  • :

“É necessário dotar a OAB de transparência e impessoalidade”, afirma Gamil Föppel

“É necessário dotar a OAB de transparência e impessoalidade”, afirma Gamil Föppel

O advogado e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Gamil Föppel afirmou nesta segunda-feira (13), durante entrevista à rádio Metrópole, que é necessário dotar a OAB-BA de transparência e impessoalidade.

Pré-candidato à presidência da seccional baiana da ordem, Föppel ressaltou que lidera um grupo de advogados militantes que há três anos vem se reunindo para discutir ações e metas para devolver a dignidade da profissão aos advogados e advogadas. No início deste ano, se encontraram e lançaram oficialmente o Renova OAB.

Föppel destacou que a Ordem deve atuar na defesa das prerrogativas de todos os seus associados e não apenas do grupo que apoiou a atual gestão. Advogado criminalista atuante, ele frisou, ainda, que enfrenta diariamente os problemas da advocacia.

“Na área que eu atuo, frequento delegacias de polícia semanalmente. Vou a juizados criminais com muita regularidade. Sei onde estão os problemas. Sei onde o calo aperta porque eu vivo isso no meu dia-a-dia. Sofro com os problemas e as omissões institucionais da ordem há muitos anos”, disse.

No caso do interior do estado, há também muitas dificuldades para quem opta por advogar. “Estamos desamparados. Não temos a quem recorrer. É necessário devolver a dignidade da nossa profissão. É preciso mostrar para o jovem que a advocacia, apesar dos desafios e problemas enfrentados, é uma realidade viável”.

Para Föppel, é importante ter capacidade para dar início às ações necessárias e capacidade para finalizá-las também. “Não basta só reclamar e apontar defeitos. É necessário mostrar concretamente como solucionar parte dos problemas. A principal preocupação que existe é com a eficiência. Levar boas práticas de governança coorporativa para dentro da OAB. Nós nos ressentimos de um planejamento estratégico que seja debatido. As coisas precisam ter início, meio e fim”, acrescentou.

O advogado concedeu a entrevista acompanhado da advogada Aline Batista, também integrante do Renova OAB. Na ocasião, Aline ressaltou, entre outros assuntos, a importância de defender uma maior participação das mulheres. “Nossa luta atual é aumentar nossa representatividade e, no Renova OAB, temos encontrado espaço”, finalizou.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *