18 de abril de 2024
  • :
  • :

Coral da Basílica Conceição da Praia executará Hino Akathistos neste sábado

Coral da Basílica Conceição da Praia executará Hino Akathistos neste sábado

Com a presença do bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, Dom Marco Eugênio, o Coral da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia irá executar o Hino Akathistos em honra à Santa Mãe de Deus no sábado (18), às 19 horas.

“Estou muito feliz em apresentar esse hino da tradição eclesial mais uma vez na Basílica”, disse a Juíza da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, Marília Gabriela Silva Dias.

O Hino Akathistos, em grego bizantino “cantado de pé”, foi composto em meados do século V. Possui 24 estrofes, 12 cristológicas e 12 eclesiológicas, que retratam o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, desde a anunciação até a parusia, contemplando a Virgem Mãe.

“São João Paulo II, em 1987, proclamou que nós cristãos católicos acolhêssemos em nossa tradição esse grande hino tão amado, baseado completamente na Bíblia. Nos momentos mais duros da igreja ortodoxa esse hino era cantado e a Santíssima Virgem Maria não permitia que a Constantinopla fosse destruída. O Akathistos traz em si também a indulgência plenária concedida por São João Paulo II naquele Ano Mariano, com o mesmo valor do Santo Rosário”, aponta o reitor e pároco da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, Padre Adilton Pinto Lopes.

Coral – Regido pelo maestro David Alves Tourinho, o coral tem 33 anos de história e é formado pelas quatro vozes tradicionais. Em sua essência, executa o Canto Sacro Litúrgico, porém também apresenta o canto Erudito e o Cancioneiro Popular.

Serviço:
Apresentação do Hino Akathistos

Local: Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, localizado no Comércio
Data e horário: 18 de agosto 2018, às 19h




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *