19 de abril de 2024
  • :
  • :

Barroso intima defesa de Lula sobre registro de candidatura

Barroso intima defesa de Lula sobre registro de candidatura

O ministro Luís Roberto Barroso intimou a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a decisão da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, proferida na quinta-feira (16) à noite. A dirigente do TSE decidiu que Barroso é o relator do registro da candidatura de Lula, ao contrário do que entendia a defesa do petista.

Os advogados haviam recorrido alegando que o relator deveria ser o ministro Admar Gonzaga, que já estava com processos que pediam a impugnação do registro. Rosa decidiu que o caso tem que ficar com Barroso porque o ministro já estava com outro processo, o que comunicou à Corte eleitoral a decisão ainda na convenção do PT sobre a candidatura de Lula.

Por enquanto, Barroso não se manifestou sobre o pedido do Ministério Público Federal para, liminarmente, indeferir o registro da candidatura de Lula.

Na opinião do jornalista Merval Pereira, o mais provável, porém, é que ele encaminhe o afastamento de Lula ao plenário do TSE. “O bom senso manda que o TSE resolva a questão da candidatura do ex-presidente Lula até o dia 31 de agosto, portanto, antes de começar a propaganda eleitoral no rádio e na TV; e há razões para isso: não é possível realizar uma campanha presidencial com dúvidas jurídicas e as chicanas que o PT está fazendo. (…) Há ainda uma medida mais rápida à disposição do TSE, a impugnação de ofício pelo relator do processo, o ministro Luís Roberto Barroso”, disse o comentarista da GloboNews.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *