20 de abril de 2024
  • :
  • :

Debate da Band Bahia é marcado por críticas à gestão de Rui Costa; assista

Debate da Band Bahia é marcado por críticas à gestão de Rui Costa; assista

O primeiro debate entre os candidatos ao governo do estado, realizado na TV Band Bahia nesta quinta-feira (16), deu a largada para a corrida eleitoral. Rui Costa (PT), José Ronaldo (DEM), João Santana (MDB), Marcos Mendes (PSOL), João Henrique (PRTB) e Célia Sacramento (Rede) estiveram frente a frente, na noite da quinta-feira, 16, para discutir as suas propostas para o estado (assista à íntegra do debate abaixo).

José Ronaldo (DEM) chegou acompanhado do prefeito de Salvador ACM Neto e do candidato ao senado Jutahy Magalhães (PSDB). Antes do debate, o ex-prefeito de Feira de Santana minimizou o favoritismo do atual governador e candidato à reeleição Rui Costa (PT). “No dia 7 de outubro, o povo julga. Já vimos muitas pesquisas eleitorais serem derrotadas na Bahia e no Brasil dezenas de vezes”.

Já Rui Costa, que estava com os candidatos a vice-governador João Leão (PP), os candidatos ao Senado Jacques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD) não quis comentar sobre os adversários, mas disse que usaria o nome do ex-presidente Lula no debate, caso fosse necessário. “Não tenho vergonha de dizer que sou aliado do presidente Lula”, afirmou.

No primeiro bloco, Célia Sacramento foi a primeira a responder a uma pergunta da produção. Ela defendeu a presença de assistentes sociais nas escolas e a valorização dos professores. Rui Costa, por sua vez, prometeu que todos os municípios do estado terão escolas profissionalizantes. Na sequência, José Ronaldo alfinetou o petista.“Quando respondeu não tratou da segurança pública. Não há a construção de nenhuma escola. Os índices da educação são os piores do Brasil e a segurança pública é um caos. São 7.161 pessoas mortas no ano passado”.

No segundo bloco, José Ronaldo questionou Rui Costa sobre segurança pública. O atual governador disse que a crise no país com o governo Temer complicou a situação no estado. “Fizemos o maior investimento da história da Bahia [no setor]”, pontuou. Zé Ronaldo retrucou. “Não vou ficar culpando as drogas. Isso é omissão do governo da Bahia com a segurança pública”. Rui disse “Fale das boas ideias que você fez na sua administração em Feira”.

Zé Ronaldo alertou para os problemas enfrentados hoje pela Bahia. “A educação da Bahia tem a pior situação do Brasil. Não se constrói escolas no estado. Não vi construções nos mais de 400 municípios que visitei. As universidades estaduais estão em greve e o governo do PT mandar cortar o ponto. Tem funcionários ganhando abaixo do salário mínimo. A Bahia tem um terço da população de São Paulo, mas o dobro do número de mortes violentas. Os assassinatos aumentaram em 98% no governo do PT. O estado é omisso”.

Marcos Mendes afirmou que pretende investir no desenvolvimento rural. “Vamos reestruturar o Derba e a Cesta do Povo, que foi extinta no governo de Rui”.

Ao ser questionado por Célia Sacramento sobre educação em tempo integral, João Henrique disse que foi o prefeito que melhor tratou o professor e os servidores da educação. “Demos aumentos que chegaram a 150%, muito acima da inflação, não preciso pedir voto ao professor municipal”, disse o ex-prefeito de Salvador. Na réplica, Célia afirmou ser necessário envolver toda a sociedade em um plano de educação.

O candidato à reeleição, Rui Costa, ao fazer uma pergunta para Célia, criticou o tratamento que o governo Temer dá a previdência social. “Quem apresentou Temer, foram vocês mesmos. (…) A previdência não está falida como dizem”, afirmou Célia.

João Henrique defendeu um diálogo entre prefeitura e governo do estado para que a capital baiana tenha apenas um Centro de Convenções. “Salvador não precisa de dois centros de convenções”.

Marcos Mendes fez críticas a política de agricultura familiar do governo Rui Costa. O petista disse que o governo já está levando alimento saudável para a população baiana e que irá continuar com essa política.

José Ronaldo criticou as filas para a realização de cirurgias. Rui Costa defendeu a regionalização da saúde e criticou a cobertura de atenção básica na saúde em Salvador. “Vá no site do Ministério da Saúde. Dos 417 municípios, Salvador é o pior”.

No encerramento do debate, Rui Costa, Célia Sacramento, João Henrique e Marcos Mendes lembraram dos seus respectivos candidatos à Presidência da República.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *