18 de abril de 2024
  • :
  • :

Esquadrão Montado da PM comemora Dia da Cavalaria

Esquadrão Montado da PM comemora Dia da Cavalaria

Com mobilidade e destreza, a cavalaria da Polícia Militar da Bahia é exemplo de força, competência e cumpre importante papel em defesa da sociedade. Nesta quinta-feira (10), quando é comemorado o ‘Dia da Cavalaria’, a data será festejada no quartel do Esquadrão Montado da PM, no Parque de Exposições, na Avenida Paralela, em Salvador, com parada e formatura.

Segundo o major PM Aloysio Herwans, comandante da Polícia Montada, o dia é de celebrar o nascimento do Marechal Luis Osório, patrono da arma. “É o momento reservado para homenageá-lo”, acrescentando que a data é importante também “para que se possa mostrar que hoje, num mundo de revoluções tecnológicas, a utilização do cavalo ainda é de grande importância para nosso trabalho”.

Em Salvador, o esquadrão atua na orla marítima, em praças, no Centro Administrativo da Bahia (CAB) e em eventos onde haja grande concentração de pessoas, como shows e jogos nos estádios de futebol.

Segundo o major Herwans, além de trabalhar na proteção da sociedade, o esquadrão possui um papel social. O projeto de equoterapia, por exemplo, atende pacientes de diversas classes sociais e tem como princípios a educação e a inclusão. “A relação entre o homem e o cavalo mostra quanto é fundamental esta parceria”, afirma.

As mulheres também têm destaque na unidade, como a tenente Carolina Jordão, que em agosto completa um ano como oficiala na cavalaria. “No início, senti um pouco de dificuldade por ser um serviço muito desgastante, mas toda a experiência do curso foi enriquecedora”, revela, observando que, durante todo esse período, o que mais a marcou “foi a primeira vez em que montei, quando de um Ba-Vi”.

Foto: Jorge Cordeiro/PM-BA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *