23 de novembro de 2024
  • :
  • :

Crise no MJ: Secretário nacional de Justiça pede exoneração do cargo

Crise no MJ: Secretário nacional de Justiça pede exoneração do cargo

O secretário nacional de Justiça, Astério Pereira dos Santos, pediu exoneração. No posto desde março deste ano, Astério alegou motivos pessoais para deixar o cargo. Ele estava a frente de ações de repatriação de ativos desviados por acusados de corrupção, principalmente na operação Lava-Jato.

O delegado da Polícia Federal Rogério Galloro vai assumir a Secretaria Nacional de Justiça. Nome preferido do ministro da Justiça, Torquato Jardim, para o cargo de diretor-geral da PF, Galloro perdeu a disputa depois que o presidente Michel Temer escolheu Fernando Segóvia.

A saída de Astério ocorre depois de o ministro da Justiça Torquato Jardim ter declarado que não havia controle nas ações de segurança no estado. O pedido foi protocolado na noite desta quarta-feira (08).

Para assumir o cargo, Astério se aposentou no Ministério Público estadual, onde ingressou em 1991. Ele foi secretário de Administração Penitenciária do Estado do Rio de Janeiro entre 2003 a 2006, no governo Rosinha Garotinho. Como coordenador de Segurança e Inteligência do Ministério Público do Rio de Janeiro, atuou de 2007 até 2008.

A secretaria trata, entre outros, de assuntos como cooperação jurídica internacional, civil e penal; recuperação de ativos; política nacional de migrações, de refugiados, de enfrentamento ao tráfico de pessoas, de classificação indicativa; e políticas públicas de modernização, aperfeiçoamento e democratização do acesso à justiça e à cidadania.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *